Neurosis - Live at Roadburn 2007 (2010)


Por Tiago Rolim
Com edição de Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room


Cotação: ****


O Neurosis é uma banda diferente. Um grupo que começou punk e que, ao longo de sua história, foi se transformando e mudando, sempre adquirindo mais peso, texturas e expurgando a velocidade de suas musicas até se transformar em um mostro perturbado - e porque não, perturbador -, que não vai deixar você impune ao que vai ouvir. É impossível não se impressionar com esta banda. Seu som, em uma vã tentativa de explicar, é uma mistura de Pink Floyd, Joy Division, Black Sabbath e algo de jazz na estrutura de suas peças sonoras. Mas é mais do que só isso, pois ela mexe com suas emoções e dá medo, muito medo. Escute o álbum Times of Grace (1999) e depois me conte ...

E não é só isso! Seus músicos criaram uma banda irmã - se é que se pode dizer isso - chamada Tribes of Neurot, na qual lançam uma versão diferente de cada disco gravado pelo Neurosis desde 1999! É inclassificável e desnecessário tentar descrever a sensação de ouvir alguns de seus trabalhos.

Depois de 25 anos, dez álbuns de estúdio, um com a participação da cantora Jarboe e alguns discos ao vivo que são quase como bootlegs originais, este ano foi lançado Live at Roadburn 2007, ao vivo que traz um show dos caras na Holanda. E é impressionante o poder que uma apresentação do Neurosis apresenta. Fica a sensação de não acreditar que esta música está realmente sendo tocada ao vivo devido a tantos detalhes hipnóticos que são colocados em sua execução. O grupo pode levar você ao mais doce paraíso para simplesmente ter o prazer de te arrastar para o inferno mais terrível, o qual nem Dante pôde imaginar!

A força de sua apresentação é tamanha que mesmo este trabalho sendo ao vivo só ouvimos a plateia com mais ênfase no início e no final do show, tamanho o poder sonoro dos caras! Não existem conversas, é só música, e isso basta!

Difícil apresentar destaques, mas o encerramento com “The Doorway”, dez minutos de suspense e peso que, assim como algum serial killer, tem a intenção de matar, não passa ignorada. “Given to the Rising” inicia magistralmente a jornada de terror e desespero que dura 78 minutos. “At the End of the Road” vai lhe transportar para lugares de sua mente que talvez você não queira visitar ...

Todas as músicas têm mais que seis minutos de duração, e acredite, algumas parecem que passam voando. Tem horas que você não sabe o que está ouvindo, e isso é muito bom!

No fim fica a certeza que esta é uma banda magistral e única, que existe há mais de duas décadas e influenciou toda uma geração de músicos. Se Crack the Skye do Mastodon foi um dos melhores discos do ano passado, pode ter certeza que o Neurosis tem sua parcela de culpa nisso.


Faixas:
1 Given to the Rising 9:41
2 Burn 7:16
3 A Season in the Sky 9:49
4 At the End of the Road 8:32
5 Crawl Back In 7:02
6 Distill 9:01
7 Water Is Not Enough 6:23
8 Left to Wander 9:25
9 The Doorway 10:21

Comentários