Poison Sun - Virtual Sin (2010)


Por João Renato Alves
Jornalista e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****1/2

Em primeiro lugar, é preciso dizer que Herman Frank é um trabalhador e tanto. Nos últimos dois anos, o guitarrista lançou três discos: seu solo, o novo do Accept e agora o Poison Sun, projeto que conta com ninguém menos que sua esposa nos vocais. Aliás, vamos deixar claro que Martina Frank não é uma aventureira qualquer que, do nada, decidiu cantar por ser a cônjuge de uma figura conhecida. Ela já deixou sua voz registrada em estúdio para bandas como UFO e Weinhold. E que voz! Lembrando a linhagem tradicional de figuras como Doro Pesch e Leather Leone, a dama não deixa pedra sobre pedra.

O play já abre com um verdadeiro pé na porta em “Voodoo”, um hard/heavy de primeiríssima qualidade, com alma oitentista. Candidataça a figurar nos best of’s da galera. Para não deixar a bola cair, “Red Necks” chega estourando os alto-falantes, em um convite para o headbanging. “Hitman” poderia facilmente entrar em algum clássico do Accept. Dá até para imaginar a linha de frente da banda fazendo a tradicional coreografia enquanto a executa. Hora de meter o pé no acelerador com “Rider in the Storm”, power metal vigoroso com um refrão que na segunda passagem você já está cantando junto. Quando surge o riff inicial de “Killer”, não tem como não lembrar automaticamente de “Balls To the Wall”. Mas não soa como mera cópia, com seu desenrolar, o som vai ganhando corpo e vida própria.

A faixa-título abre a segunda metade do álbum com uma pegada rock and roll indefectível! Lembra bons momentos da outra banda de Herman, o também excelente Victory. A cadenciada “Princess”, com seu baixo à la Geezer Butler, faz o ouvinte bater o pé no ritmo em outro momento de destaque. “Phobia” é bem hard rock, com aquela típica levada festeira do estilo e um refrão grudento. Já “Excited”, cover do The Pointer Sister (grupo vocal norte-americano de R&B), traz um clima mais moderno, mas sem perder as características da proposta inicial. A ‘menos boa’, digamos assim, pois não dá para desprezar. Encerrando, temos a arrastada “Forever”, que não chega a ser uma balada típica e conta com uma interpretação emocionada de Martina.

Não bastasse o fantástico Blood of the Nations com o Accept, Herman Frank mostra a todos que está em um momento pra lá de inspirado. Afinal, não é para qualquer um conseguir colocar dois trabalhos entre os destaques no mesmo ano. Trabalho digno da tradicional escola alemã de rock. Que o Poison Sun tenha longa vida, pois passou no primeiro teste com louvor!


Faixas:
1. Voodoo
2. Red Necks
3. Hitman
4. Rider in the Storm
5. Killer
6. Virtual Sin
7. Princess
8. Phobia
9. Excited
10. Forever

Comentários