Por Ricardo Seelig
Depois de relançar Ten, a sua estreia, em uma versão pra lá de luxuosa em 2009, o Pearl Jam anunciou novas edições para Vs (1993) e Vitalogy (1994), segundo e terceiro álbuns do grupo, respectivamente.
Cada um dos discos virá com três bônus tracks. Em Vs as faixas extras serão uma versão acústica para “Hold On”, a sobra de estúdio “Cready Stomp” e “Crazy Mary”, cover para a composição original de Victoria Williams. Já em Vitalogy as bônus são “Betterman” apenas com guitarra e órgão, uma versão alternativa de “Corduroy” e a demo de “Nothingman”. Todas essas seis faixas nunca foram lançadas anteriormente. Vs e Vitalogy voltam às lojas, com som remasterizado, no dia 12 de abril.
Será lançado também um box com os vinis de Vs, Vitalogy e mais um terceiro disco, Live at the Orpheum Theater, Boston, April 12, 1994. E, para fechar, estará disponível também uma super caixa com os três discos em vinil e CD, mais uma fita-cassete com covers gravados em estúdio e ao vivo por artistas amigos do grupo, um livro de 80 páginas com textos e fotos, e mais alguns itens de memorabília ainda não confirmados.
Seguindo com as comemorações de vinte anos do grupo, será lançado também este ano o documentário Pearl Jam Twenty, dirigido por Cameron Crowe, de filmes como Quase Famosos e Singles – esse último retratou a cena grunge da primeira metade dos anos 1990. Pearl Jam Twenty virá acompanhado de um livro e de um CD com sua trilha-sonora.
E, para fechar com chave-de-ouro o ano, o Pearl Jam deverá voltar ao Brasil em novembro. Ainda não foram definidos quantos shows a banda fará em nosso país, nem datas e locais para as apresentações. Talvez a banda toque na segunda edição do festival SWU, ou faça shows individuais.
Se você é fã do Pearl Jam comece já a separar a grana, pois o ano será farto!
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.