Por Ricardo Seelig
O sleeveface surgiu como quem não quer nada, e aos poucos foi crescendo e conquistando os colecionadores ao redor do mundo. Ele consiste em colocar uma capa de disco sobre a face, montando um novo cenário para a fotografia que está na arte original, como se todo o cenário ganhasse vida.
A origem do sleeveface é indeterminada. Uma corrente afirma que a brincadeira começou quando o site Waxidermy.com publicou uma seleção de imagens no início de 2006. Já outros defendem a tese de que a ideia já havia aparecido anteriormente em uma capa da lendária revista Mad, onde uma ilustração mostrava a dupla de comediantes ingleses Adam e Joe ao lado de Gary Numan segurando uma capa de disco sobre seus rostos.
O álbum Picture This, lançado por Huey Lewis and The News em 1982, trazia uma sleeveface pioneira em sua contracapa. Mas o título de pioneiro na jogada vai, provavalmente, para o cantor e compositor norte-americano John Hiatt e seu álbum Slug Line, lançado em 1979.
O termo 'sleeveface' surgiu em 2007 e foi cunhado por Carl Morris, quando fotos suas e de seus amigos brincando com capas de discos foram expostas em um bar de Cardiff, capital do País de Gales. A mania tomou o mundo quando um amigo de Morris, John Roston, postou as fotos no então nascente Facebook. Carl Morris e John Roston lançaram em 2008 o livro Sleeveface: Be the Vinyl, onde compilaram sleevefaces de todo o mundo.
Reuni abaixo pouco mais de 100 imagens de sleevefaces, que mostram como uma capa de disco pode ganhar outra dimensão quando a criatividade entra no jogo.
Divirta-se e curta!
DEMAIS!
ResponderExcluirA guria que posou pra foto do disco do James Taylor tava empolgada!
hehehe
foda!
ResponderExcluirQue massa! Hhahahahaha...
ResponderExcluirSensacional compilação de fotos, Cadão! Parabéns!!
ResponderExcluirAbraço!
Valeu Ronaldo! A ideia original não era ter tantas fotos, mas fui encontrando tanta imagem legal que não tinha como cortar.
ResponderExcluirAbraço!
A grande sacada do sleeface não está apenas na simples junção da imagem da capa do disco com o corpo de quem a segura, mas também pelo, digamos, "cenário". Serve de exemplo o Paul McCartney apontando com o polegar para um certo casal. Ri muito.
ResponderExcluirUma das minhas preferidas é a capa do Kraftwerk, com o casal "digitando". Genial!
ResponderExcluir