Editorial: a pane no Blogger e como isso afetou todo mundo!


Por Ricardo Seelig

Desde a tarde de ontem, dia 12/05, até agora a pouco, o Blogger ficou fora do ar em todo o mundo. Sim, isso mesmo: o sistema caiu, ficou inacessível, espatifou-se!

Os primeiros sintomas começaram ontem pela manhã, com alguns posts que davam erro na hora da publicação. Mais tarde, tudo foi abaixo, e não era possível nem visualizar as matérias publicadas. Algum tempo depois, mais no final do dia, o Blooger tornou os blogs novamente visíveis, mas apenas isso. Não era possível acessar o painel de controle para editar, alterar e publicar novos posts. O mesmo acontecia quando se tentava postar um comentário em qualquer texto – era impossível. E mais: todos os posts publicados durante o dia de ontem, com seus respectivos comentários, foram excluídos, apagados pelo serviço.

Ou seja, a maioria dos blogs que você lê todos os dias estavam fora do ar! O Blogger, para quem não sabe, é o hospedeiro da grande maioria dos blogs em todo o mundo, principalmente por sua facilidade de publicação e por ser totalmente gratuito, ao contrário, por exemplo, do Wordpress, que exige do usuário um conhecimento um pouco maior de HTML e tem alguns serviços que geram custo.

Pessoalmente, fiquei assustado com tudo isso. A Collector´s Room está no ar desde outubro de 2008, e temos muito material publicado – muito mesmo. Agora, neste momento, são 2.400 posts e mais de 7.500 comentários, o que gera uma quantidade enorme de informação – e, espero eu, a grande maioria dela útil e de qualidade.

Toda essa história me fez pensar em algumas coisas, em como tornar o site mais seguro e estável. Não tenho nada formatado ainda, mas confesso que muitas ideias passam pela minha cabeça nesse exato momento. Uma novidade que acabei de formatar é a página oficial da Collector´s no Facebook, que contará sempre com material interessante para os leitores. Para participar, é só dar um “curtir” no box que está ali em cima, no lado direito.


A Collector´s Room há muito tempo deixou de ser apenas um blog. Hoje somos um grande portal dedicado à música de qualidade, seja ela de que gênero for. No final de 2010, depois de pensar bastante, tomei algumas decisões que mudaram o foco da Collector´s. Abri bastante o leque de estilos abordados pelo site, que antes era focado primordialmente em heavy metal. Esse foi o motivo principal que fez com que alguns dos antigos colaboradores saíssem da equipe e montassem outro blog, o Consultoria do Rock.

Hoje publicamos de tudo, do pop ao black, e essa abertura fez a audiência da Collector´s crescer enormemente. No período de novembro de 2010 a abril de 2011 – seis meses apenas – dobramos a audiência mensal do site, e ela só vem crescendo. Tudo ficou maior: o número de acessos diários, a quantidade de matérias publicadas todos os dias, o reconhecimento das pessoas pelo trabalho que fazemos aqui e, consequentemente, a responsabilidade por tudo o que colocamos no ar.

A maneira como eu enxergo a Collector´s Room hoje em dia é como um imenso acervo de informações sobre a minha experiência sobre a música. Conto com a colaboração de outas pessoas que pensam de maneira similar à minha para levar o site adiante, como o João Renato Alves e toda a equipe da Van do Halen, o Garras e o pessoal d'Os Armênios e toda a galera que produz material para a Collector´s.

Por tudo isso, deu um medo danado perder, subitamente, toda essa história sem mais nem menos, e tenho certeza de que milhares de pessoas que passaram pela mesma situação pensaram de maneira similar à minha.

Mas vamos em frente, e tentando sempre tornar o site melhor. Porque, afinal, o que importa, sempre, é a música!

Comentários

  1. Ricardo, agradeço a linkagem, mas desculpe-me, tenho que me manifestar a respeito de sua menção ao blog Consultoria do Rock, site do qual faço parte e levo como editor.

    1. O motivo principal para que alguns colaboradores da Collector's Room tenham saído (ou em outros casos tenham sido "saídos") do blog não foi devido à ampliação do leque de gêneros musicais, diminuindo a ênfase dada ao heavy metal, vide as colunas e artigos publicados por colaboradores como Mairon Machado e Micael Machado na época da Collector's. O "Baú do Mairon", por exemplo, raríssimas vezes abordou bandas de heavy metal. O Micael e seus textos sobre o Legião Urbana, além de reviews de shows de gêneros bem distintos não me deixam mentir.

    2. Os principais motivos que nos fizeram criar a Consultoria do Rock foram, primeiramente, criar um espaço para nossas discussões sobre música, sem frescuras, sem olhar a quem e sem se importar com opiniões tidas como superiores. Segundo, pautar nossos artigos e colunas pela originalidade. Todos os textos que estão lá são escritos por membros do blog e eventuais colaboradores, isso é algo pelo qual tenho especial apreço e orgulho. Dá trabalho, às vezes só conseguimos publicar um artigo por dia e não atraímos tantos leitores, mas essa é nossa metodologia. Não replicamos textos alheios, e, com raras exceções, não somos produtores de notícias. Produzir notícias geralmente custa caro e exige dedicação exclusiva. Somos um blog quase 100% opinativo.

    3. Escreveste de tal maneira que ficou parecendo que somos um blog dedicado ao heavy metal, o que não é verdade. Uma simples passada de olho vai revelar que, apesar de, sim, o heavy metal ser importante para quase todos os membros e se fazer presente, com muito orgulho, passa muito longe de ser o único gênero mais abordado. O texto mais recente, por exemplo, trata da dupla canadense de synth pop Kon Kan. Se puxarmos por um passado recente temos o blues de Robert Johnson, o heavy metal de Tony Iommi, o rock progressivo do Yes, o pop do A-ha... Nosso leque pode não ser o mais amplo, mas certamente não é fechado.

    ResponderExcluir
  2. Diogo, obrigado pelo comentário.

    Publiquei o link da Consultoria aqui para que os leitores que estiverem interessados em saber onde estão os antigos colaboradores do blog possam encontrá-los de maneira mais fácil.

    Me expressei mal. A questão não foi puramente heavy metal, mas uma maneira diferente de enxergar para onde o site deveria ir.

    Tudo sempre foi muito aberto na Collector´s Room, e apenas no final é que tivemos alguns conflitos de direcionamento que acabaram levando à criação de um novo site.

    Sinto muito que algumas pessoas me consideram um "censor", mas, como editor do blog, tomei as decisões que tomei pensando no caminho que quis dar ao site, e isso, inevitavelmente, acaba gerando conflitos entre as pessoas.

    Acho que o fato de o Consultoria ter surgido é sadio para todos, pois agora quem estava insatisfeito em seus últimos dias aqui na Collector´s - últimos, porque durante 95% do tempo não houve conflito algum - tem um espaço, como vocês fazem questão de frisar, "democrático e sem frescura", e "sem opiniões tidas como superiores", para publicar as suas ideias.

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, senti isso na pele ontem. Tenho um blog dedicado ao rock'n'roll, o Rock'N'Prosa, que ainda está engatinhando. Vou completar 1 ano agora em agosto, mas nesse período consegui produzir muitos textos legais e, por confiar na Blogger, nunca fiz back-up nem nada. Tive medo de perder tudo ontem também.

    Falando agora do Collector's Room, eu costumava acessar só para ver as coleções, porque sou um pequeno colecionador também, e gosto de ficar vendo os ítens raros que o pessoal tem. Mas, hoje acesso o Collector's Room para expandir o meu leque musical também.

    A cada dia sou apresentado a novas bandas que não seria capaz de conhecer sozinho, e esse é um dos atrativos do blog hoje em dia.

    Enfim, espero que continue com o seu trabalho de levar a música para todas as fronteiras.

    ResponderExcluir
  4. Victor, muito obrigado pelo comentário e, principalmente, pelo apoio e audiência.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.