Von Hertzen Brothers: review do álbum 'Stars Aligned' (2011)!



Por Ricardo Seelig


Nota: 9,5


Foo Fighters tocando os maiores sucessos do Pink Floyd depois de passar alguns anos na Índia ouvindo muito Beach Boys”. Essa definição está no release distribuído à imprensa sobre o novo álbum do Von Hertzen Brothers, trio finlandês formado pelos irmãos Mikko (vocal e guitarra), Kie (guitarra e vocal) e Jonne Von Hertzen (baixo). Ouvindo Stars Aligned, quarto disco do grupo, percebe-se que quem a cunhou foi muito feliz.


Mas, a princípio, os irmãos Von Hertzen não tocavam juntos. Cada um dos três trilhava seu próprio caminho em diferentes bandas em seu país natal, e com bastante sucesso. A ideia de reunir forças nasceu por acaso, na festa de aniversário do pai, onde foram fazer uma jam e perceberam, enfim, que a química estava, literalmente, no sangue. Desde então já lançaram quatro álbuns – Experience (2001), Approach (2006), Love Remains the Same (2008) e Stars Aligned (2011).


O novo disco é o responsável por fazer o Von Hertzen Brothers colocar os pés para fora da Finlândia pela primeira vez. A ótima repercussão dos CDs anteriores, que foram muito bem aceitos tanto pela crítica quanto pelos fãs, fez com que a gravadora apostasse na carreira internacional do trio. Basta dar play em Stars Aligned para perceber porque.


O Von Hertzen Brothers executa um rock que vai do pop ao prog com naturalidade. As composições, cheias de camadas instrumentais, trazem primorosos arranjos vocais, em uma saudável influência de nomes como Queen e Yes. Estilisticamente, há elementos também do hard rock e até mesmo do heavy metal na rica sonoridade do grupo, que impressiona pelo extremo bom gosto.








Há momentos emocionantes e sublimes, como “Voices in Our Heads”, uma composição espetacular e, sem exageros, brilhante. Essa alta qualidade é marcante em diversos momentos, como “Miracle”, “Gloria” e “Angel's Eyes”. A exploração de elementos da música oriental dá, além de um ar diferenciado à música do Von Hertzen Brothers, um bem-vindo clima de mistério e misticismo totalmente apropriado para a capacidade inerente que o álbum possui de levar o ouvinte a outras dimensões.


Outra característica marcante do grupo está em possuir uma clara aura setentista que não soa, em nenhum momento, datada. Apesar de essa parecer uma afirmação meio contraditória a princípio, escutando o disco percebe-se a maneira única com que o trio utiliza elementos do período clássico do rock na construção da sua música, mostrando inteligência em arranjos que nunca soam exagerados ou desnecessários. Um ótimo exemplo está em “Bring Out the Snakes”, que soa como o Pink Floyd clássico dos anos 70 em pleno 2011.


A audição de Stars Aligned é uma experiência incrivelmente prazerosa e gratificante, algo raro nos tempos em que vivemos. É impossível ficar impassível diante de tamanha musicalidade exteriorizada em composições fortíssimas, donas de uma personalidade inquieta e desafiadora.


Ouça e conheça a sua nova banda favorita!




Faixas:
1 Miracle 4:05
2 Gloria 4:40
3 Voices in Our Heads 6:49
4 Angel's Eyes 5:57
5 Down by the Sea 4:33
6 Bring Out the Snakes 6:50
7 Repeat Mode 6:51
8 Always Been Right 3:58
9 I Believe 8:08

Comentários

  1. Boas as músicas que receberam videoclipe. Possuem um swing egresso diretamente dos dos anos 70 que, em se tratando de bandas finlandesas, eu não ouvia desde o Hanoi Rocks. Apenas achei os teclados um tanto mal mixados com o resto da massa sonora, com volume por vezes excessivo.

    ResponderExcluir
  2. Essa banda tem nas letras, temática religiosa? Pelo título das músicas parece que sim, ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  3. Karrasco, as letras não tem, a princípio, nenhuma temática religiosa, pelo menos eu não percebi isso.

    E Diogo, dá uma escutada no disco inteiro, porque ele é de uma riqueza sonora e de uma qualidade impressionantes.

    Obrigado a ambos pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia o primeiro trabalho e estou gostando bastante também desse play...

    ResponderExcluir
  5. Pode crer, acertou em cheio. Já é minha nova banda favorita! rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.