Ryan Adams: crítica do álbum 'Ashes & Fire' (2011)



Nota: 8,5

O retorno de Ryan Adams com Ashes & Fire é uma espécie de recomeço. Um dos compositores mais prolíficos de sua geração, o norte-americano encerrou a sua colaboração com os Cardinals, banda que o acompanhava desde 2004. Isso, aliado ao fato de Ryan ter casado com a atriz e cantora Mandy Moore em 2009 e largado a bebida e as drogas, marcam um novo período em sua carreira.

Ashes & Fire é um disco predominantemente acústico, com letras que refletem o momento atual vivido por Adams. As composições são exercícios de beleza sutis, que acolhem o ouvinte em suas melodias. Produzido pelo lendário Glyn Johns (Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e inúmeras outras lendas), o álbum apresenta canções despidas de arranjos grandiosos, construídas a partir do violão e da voz de Ryan. Ambos são os elementos principais de todas as faixas. Essa característica dá ao disco um clima relaxante, esvaziando a mente do ouvinte.

A associação com Neil Young acaba sendo inevitável. Há uma relação, ainda que tênue, com Comes a Time, lançado pelo canadense em 1978. A presença de Norah Jones ao piano e nos backing vocals (nesse caso, acompanhada por Mandy Moore) em várias faixas reforça a ternura inerente à obra de Ryan Adams. Há uma ou outra bem-vinda reminiscência country que, aliada a economia instrumental, mantém o clima interiorano característico dos discos de Adams.

Excelente compositor, Ryan Adams aponta para um novo caminho em sua trajetória. O excesso de ideias que sempre o levou a gravar e lançar discos como uma necessidade patológica dá lugar a uma criatividade mais controlada e focada no resultado final. As músicas são muito bem construídas, exibindo uma maturidade até então inédita em seu trabalho, que sempre foi marcado pela emoção transbordante. O resultado é um grande álbum, dono de uma beleza sutil e tocante.

Um dos melhores discos da carreira de Ryan Adams, sem dúvida.



Faixas:
  1. Dirty Rain
  2. Ashes & Fire
  3. Come Home
  4. Rocks
  5. Do I Wait
  6. Chains of Love
  7. Invisible Riverside
  8. Save Me
  9. Kindness
  10. Lucky Now
  11. I Love You But I Don't Know What to Say

Comentários