U2: Bono diz que o grupo pode acabar em 2012


A banda deve terminar em 2012. Não sei ao certo se realmente chegamos ao fim. É provável que ouçam algo sobre um novo trabalho no ano que vem, mas também é possível que isso não aconteça. Quero apenas sumir com a minha família, alguns livros, meu iPod e uma guitarra elétrica”.

Bono deu essa declaração à nova edição norte-americana da Rolling Stone, antecipando o que pode ser o fim de uma das maiores bandas dos últimos 30 anos. O motivo? Segundo a revista Veja, os constantes questionamentos sobre a relevância do U2 nos dias atuais teriam levado os integrantes do grupo a repensarem o seu futuro.

O quarteto já havia anunciado que faria uma pausa após o fim da turnê U2 360, iniciada em 2009 e finalizada em 2011, que arrecadou a impressionante quantia de 763 milhões de dólares, novo recorde, batendo a marca anterior, que pertencia aos Rolling Stones, que faturaram 558 milhões de dólares com a turnê A Bigger Bang.

Não sei o quanto a decisão do R.E.M. de encerrar as suas atividades, anunciada há poucas semanas, influenciou Bono e companhia a colocarem em perspectiva a sua carreira. O fato é que as duas bandas sempre foram muito próximas, portanto acredito que há, sim, uma relação entre essas duas notícias.

Se o U2 decidir parar, fará isso de uma forma um tanto prematura ao meu ver. Basta ouvir o último disco do grupo, No Line on the Horizon, lançado em 2009, para perceber que a banda ainda tem bastante a acrescentar ao rock e ao pop atuais. Inquieto por natureza, o grupo se reinventou diversas vezes ao longo de sua história, mostrando uma inventividade e uma criatividade incomuns para bandas de sua magnitudade e geração, geralmente acomodadas confortavelmente sobre as glórias do passado.

Coincidentemente, o mais inovador de todos os discos da carreira do U2 – e o seu melhor trabalho, na minha opinião -, está voltando às lojas em uma edição especial comemorativa aos seus vinte anos de lançamento. Achtung Baby chocou ao mostrar um U2 diferente, com uma sonoridade que rompia (quase) totalmente com aquela que o grupo apresentou durante os anos oitenta.

Eu não gostaria que a banda acabasse. E você?

Comentários

  1. Tirando meia dúzia de hits lançados nos anos 80 (Angel of Harlen, de longe é a que gosto mais), eu não suporto U2, acho a voz do Bono enfadonha e parece que de uns anos pra cá o cara canta de má vontade. E mesmo em estúdio, aos meus ouvidos, ele soa murcho, o maior exemplo disso é Vertigo, música sem graça nenhuma, com um riff simplório e muita pós produção.

    Respeito demais quem curte e sei que a banda tem fãs extremamente devotados, mas pra mim, eles estão fazendo hora extra há uns 20 anos.

    ResponderExcluir
  2. Ja morreu ha muito tempo,so esqueceu de deitar.O q eh uma pena,pq na turne do Vertigo revisitaram alguns classicos antigos e mostraram q quando querem ainda conseguem fazer rock'n'roll.

    ResponderExcluir
  3. devemos analisar a situacao do u2 de duas formas: os shows e os discos...quanto ao show, realmente nao ha muito o que fazer, a banda ficou muito burocratica e deve dar uma sacudida radical no repertorio para o bem deles mesmos, senao o futuro e a burocracia e o piloto automatico; quanto aos discos, o u2 esta decepcionado com o fracasso de vendas do no line on the horizon, eles querem fidelidade dos fas as suas ousadias, o problema e que os fas nao querem ousadia, eles querem o u2 do the joshua tree. ficamos assim entao: ou o u2 ousa musicalmente e nao se preocupa com as vendas ou faz o mesmo disco sempre, vende milhoes de copias, agrada os fas, mas fica entediado e insatisfeito...

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da notícia! ehehehehe...sarcasmo modo: on.
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.