Os melhores discos de 2011 segundo Ricardo Batalha, editor-chefe da Roadie Crew



O apelido de "Eddie Trunk brasileiro" é mais do que apropriado para Ricardo Batalha. Assim como o radialista norte-americano, apresentador do programa That Metal Show na VH1, o meu amigo Batalha é uma enciclopédia ambulante sobre hard rock e heavy metal. Editor-chefe da principal revista de metal do Brasil, a Roadie Crew, Batalha também participa da nossa escolha dos melhores discos de 2011.


Então, acomode-se na cadeira, aumente o volume e vá atrás do que você ainda não ouviu!


Electric Boys - And Them Boys Done Swang 


O groove corre solto, mas este é um álbum bem balanceado, com tempero anos 70 (James Gang e Led Zeppelin), algo de R&B, fusion e até uma ponta de psicodelia hard na linha do Enuff Z'Nuff. Queria ouvir esse CD ao lado de Jeff Scott Soto ou dos caras do Bang Tango... Huh, swing it! 


Onslaught - Sounds of Violence


Os ingleses vieram ao Brasil duas vezes e tocaram para um público pequeno – pelo menos em São Paulo. Sounds of Violence é uma aula de thrash metal, mas deixa aquele sentimento de que enquanto algumas bandas são superestimadas, outras batalham e ficam na mesma.


Motörhead - The Wörld is Yours


Sim, este álbum é de 2011. E dos recentes lançados por Lemmy & companhia, é um dos mais consistentes e agradáveis de se ouvir. E, convenhamos, 2011 foi o ano de Lemmy Kilmister!


Anthrax - Worship Music


Tudo bem que demorou, mas o CD de retorno de Joey Belladonna ao Anthrax traz tudo que os fãs estavam esperando: Thrash, metal tradicional, hardcore e melodia. Ah, e tem mais: como toca o Charlie Benante, hein?!


Carro Bomba - Carcaça


Algumas bandas brasileiras lançaram ótimos álbuns, mas o melhor da atualidade que faz o genuíno heavy metal cantado em português é o Carro Bomba.


Mortal Sin - Psychology of Death


Este álbum apresenta o que o thrash metal tem de melhor. E aí, está na hora de começar a olhar para bandas como Mortal Sin, Onslaught, Artillery ao invés de somente exaltar Megadeth e afins, não acha?


Whitesnake - Forevermore


Tudo bem que ao vivo os shows estão ficando cada vez piores, mas em estúdio, e ao lado de feras como Reb Beach e Doug Aldrich, David Coverdale ainda brilha. Superou o anterior, Good to Be Bad


Black 'N Blue - Hell Yeah!


A não ser o pessoal do Kiss, ninguém liga, dá valor, mas sempre curti essa banda norte-americana de hard rock. Neste CD de retorno, que vinha sendo anunciado desde setembro de 2003, o vocalista Jaime St. James preferiu não arriscar, ousar e se deu bem. Hard com pegada e malícia.


Uriah Heep - Into the Wild


Os veteranos ainda surpreendem. A "fase Bernie Shaw", que fez sua estreia com Raging Silence (1987), pode não ser unanimidade entre os fãs, mas tem suas próprias características e deixou sua marca na história do Heep.


Overdrive - Angelmaker


Ninguém conhece, ninguém lembra, ninguém pediu, mas este é um típico disco de heavy tradicional / speed que traz aquela "ingenuidade" da década de 80. Indicado a quem curte nomes como Tygers of Pan Tang, Accept, Saxon, Cloven Hoof, Virgin Steele e Judas Priest.

Comentários

  1. nao vou comentar a lista, apenas fazer uma pergunta ao batalha: cara, voce tem algum plano mirabolante para tirar a rodie crew do marasmo atual?

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleibsom...será que essas Classic Series não seriam já uma amostra de mudança de direção ? Abraços

    ResponderExcluir
  3. fabio, pelo menos para mim, as classic series que sairam ate agora foram muito fracas...se eles quisessem realmente revolucionar, o primeiro numero seria sobre o metal nacional e a partir do segundo focariam em estilos especificos sem preconceito algum... ao ler as edicoes especiais sobre os anos de 1980 e 1981, percebemos claramente que estes anos especificos nao foram tao especiais assim, a maioria daquelas bandas citadas partiu rumo ao esquecimento com toda justiça. o que o batalha deveria fazer e deixar o bento araujo no poera zine e diversificar os temas e a abordagem, este papo de achar que tudo no heavy metal lancado dos anos 80 pra baixo era excelente e uma falacia, existiam muitas porcarias, como hoje e como sempre, e estas classic series que citei estao repleta delas.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei das Classic Series. Gosto principalmente do jeito que o Bento escreve..também gosto bastante dos irmãos Alpendre... acho bacana colocar alguns discos obscuros de pra estimular a curiosidade ... no mais acho que as classic series na forma que foram propostas são uma revista pra um nicho muito específico... e achei justa as bandas que foram cobertas nos dois números já que eram grupos que estavam estourados...pelo menos no meio metal e hard... Sobre a revista Rock Brigade... seria ótimo que ela REALMENTE aumentasse seu leque...assim como a MEtalHammer ou a Classic Rock... que não fizesse vista grossa pra grupos como KORN, System of Down, toda cena Grunge...etc etc .... mas será que os leitores brasileiros estão preparados pra isso ? A revista...no fim das contas...tem que gerar lucro ....

    ResponderExcluir
  5. bem, fabio, se uma revista passar a ter medo da reacao de seus leitores estamos perdidos. isso acontece muito no futebol com os jogadores e dirigentes com medo das torcidas organizadas e, nao por acaso, o futebol brasileiro esta indo para o buraco...eu, como leitor, quero ser questionado e ter minhas certezas colocadas em duvida, nao desejo uma revista que diz amem para meus gostos e que elogie qualquer merda que o iron maiden lance...no brasil a unica revista que teve essa postura questionadora foi a valhalla antes da infeliz juncao com a rock hard alema, nao era raro em suas paginas a maioria das posturas retrogradas dos headbangers serem ironizadas e chamadas de imbecis, que e o que elas realmente sao.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Cleibson, também gostaria disso ... mas... bom... tem muita coisa em jogo ... só sei que se as revistas brasileiras "mainstream" de música (Rockbrigade, Rolling Stone) continuarem como estão, jamais serei um comprador regular delas... Pelo menos no metal e no rock gostaria de algo que realmente mostrasse a cena atual, tendo obviamente um respeito para com o passado.... e sem preconceito com o que faz muito sucesso....

    ResponderExcluir
  7. Bem,,, gosto é gosto mesmo cada um tem o seu...

    Eu achei as Classics Series excelentes com destque para primeira de 1980

    Agora o Bento Araujo manda bem , e todos outros que escreveram mandaram muito bem ,,,isso não se pode questionar!!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho as Classic Series excelentes, e tive o prazer de colaborar com as duas edições. E o Bento é uma sumidade no que faz.

    A Roadie Crew mensal pode melhorar em alguns aspectos, mas é uma revista muito boa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.