A
NME, uma das revistas de música mais importantes, influentes e
tradicionais do mundo, está completando 60 anos de história. Isso
mesmo: seis décadas de publicação ininterrupta. E mais: a
periodicidade da NME é semanal! Ou seja, são cerca de 37 mil
edições!
A
New Musical Express surgiu em março de 1952 no formato jornal. Essa
formatação se manteve até a década de 1980, quando passou a ser
publicada em forma de revista. Durante a década de 1970, a NME se
transformou na publicação de música mais vendida do Reino Unido.
Em 1996, o site da NME entrou no ar. Atualmente, a revista é
publicada pela mesma editora da ótima Uncut.
A
proposta da NME sempre foi seguir o que o seu nome diz: levar nova
música para os leitores. Levando-se em conta que ela é uma
publicação inglesa e a Inglaterra sempre foi pródiga em revelar
novos nomes, material para isso nunca foi problema. A explosão do
punk foi documentada na revista, assim como a cena de Manchester na
década de 80 – de onde saíram nomes como Smiths, Stone Roses e
New Order – e o nascimento, auge e declínio do Britpop durante os
anos 90. Além disso, a revista sempre publicou, de tempos em tempos,
matérias especiais sobre alguns dos maiores nomes da história do
rock.
No
Brasil, a NME sempre foi considerada uma espécie de “bíblia”
para o público indie. Jornalistas brasileiros fizeram as suas
carreiras baseados no que o semanário inglês publicava, lançando
em primeira mão as novidades do Velho Mundo por aqui. Isso, aliado
ao fato de a revista sempre apresentar uma tendência a valorizar
demais os novos nomes, fez com que não somente ela, mas sobretudo os
seus seguidores, considerassem nomes como a recente Lana Del Rey como
os novos salvadores da música – status que, convenhamos, é para
poucos.
Para
comemorar essa data história, a NME publicou em sua página no Facebook uma linha do tempo com a história da revista. Vale a pena
dar uma conferida.
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