Era uma vez uma banda chamada Joy Division. O grupo nasceu em Manchester em 1977, e os dois únicos discos que lançou em sua breve carreira - Unknown Pleasures (1979) e Closer (1980) - são considerados clássicos.
Então, em 18 de maio de 1980, o vocalista Ian Curtis cometeu suicídio por enforcamento. Curtis se transformou em um mito, diversos álbuns póstumos foram lançados após a sua morte, e o trio de músicos restante - o baixista Peter Hook, o guitarrista Bernard Summer e o baterista Stephen Morris - juntaram os cacos se reinventando em uma nova banda, o New Order, ao lado da tecladista Gillian Gilbert.
Em 1 de maio de 1985 saiu o terceiro disco do New Order, Low-Life, e um dos destaques do álbum era uma música instrumental melancólica com quase cinco minutos de duração chamada "Elegia", dedicada a Ian Curtis. Pois bem: passados mais de 30 anos da morte de Curtis e quase 27 anos da gravação original, eis que surge na internet a versão original de "Elegia", com quase 18 minutos de duração.
Se você conhece a versão que saiu no disco, delicie-se. Se não conhece, aproveite para mergulhar tanto na obra do Joy Division quanto na do New Order, duas bandas excelentes que lançaram álbuns ótimos em suas carreiras e continuam, mesmo depois de tantos anos, sendo únicas.
Ouça abaixo a versão completa de "Elegia":
Coisa Linda...lembra um pouco as trilhas de Faroeste do Ennio Morricone
ResponderExcluir