Paul McCartney, 70 anos



Dos quatro Beatles, Paul McCartney sempre foi o meu preferido. Adoro suas canções pop redondas, que grudam como chiclete à primeira audição. Amo suas baladas lindas, que traduzem sentimentos como ninguém jamais foi capaz de fazer. 



Paul McCartney é, sem dúvida, o maior músico vivo tanto do pop quanto do rock. E ele se comporta como um mero mortal. Paul não precisa de exigências excêntricas ou chiliques midiáticos para chamar atenção. Ele só precisa estar vivo e ser ele mesmo.


Um cara que compôs uma das mais bonitas e conhecidas músicas do mundo como afago para o filho de seu melhor amigo - e que adorava ridicularizar suas canções “bobinhas” -, só pode ser uma pessoa especial. “Hey Jude” não só confortou Julian Lennon e o fez entender melhor o seu pai e suas ausências, como também ocupou um espaço considerável na vida de qualquer pessoa que ame a música.


Paul McCartney, apesar de ser um dos músicos mais famosos do mundo, dedicou grande parte de sua vida a apenas uma mulher. Ele poderia ter qualquer uma, mas entregou o seu coração a Linda Eastman. O primeiro encontro dos dois aconteceu em 15 de maio de 1967. Casaram-se em 1969 e viveram juntos até 17 de abril de 1998, data em que Linda faleceu, vítima de câncer. O álbum Flaming Pie, lançado por Paul em 1997, é uma grande declaração de amor à Linda, e contém uma das mais belas músicas já escritas por Macca: “Somedays”.




E, ao contrário do que ele poderia fazer - descansar sobre as glórias de uma carreira única, que mudou a história da música popular em todo o mundo -, Paul McCartney segue na ativa fazendo shows de três horas de duração que emocionam pessoas em todo o mundo e se transformam, invariavelmente, “no melhor show da vida de alguém”. Exemplos disso aconteceram aos montes nas recentes apresentações do Beatle no Brasil nos últimos anos. Quem foi em uma delas pode contar.


Paul McCartney completa hoje 70 anos, mas parece que esteve por aí desde sempre. Mais que um músico, Paul é a verdadeira e autêntica definição das palavras “ídolo” e “lenda”. Colocaria aí uma terceira: “gênio”. Poucas pessoas são capazes de criar canções tão simples e ao mesmo tempo tão belas, que, apesar de terem décadas de existência, continuam soando refrescantes.


Feliz aniversário e longa vida, amigo Paul. É bom demais ter você em nossas vidas.



Comentários

  1. de todos os integrantes dos beatles paul era o mais musical. como a midia nao vive apenas de musica mas tambem de atitude, macca sempre e ridicularizado por aqueles que cobram dele mais "rebeldia". acho isso uma besteira! musicalmente, que para mim e o que importa, lennon nao chegava as pes do grande paul e o beatle "rebelde" morria de dor de cotovelo por causa disso...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.