O que o disco solo de Steve Harris representa para o futuro do Iron Maiden?

Steve Harris, baixista, líder e principal compositor do Iron Maiden, surpreendeu o mundo ao anunciar ontem, 18 de julho, que lançará um álbum solo no próximo dia 24 de setembro. Batizado como British Lion, o disco teve a sua capa divulgada e poucas outras informações reveladas - como o nome do produtor, Kevin Shirley, e a participação dos desconhecidos Richard Taylor (vocal) e David Hawkins (guitarra).


Confesso que achei muito estranha essa notícia. Estranha porque me pergunto qual o motivo que levaria Steve, que é o autor ou co-autor de aproximadamente 80% das músicas que o Iron Maiden gravou em toda a carreira, lançar um trabalho solo. E em cima dessa dúvida pensei algumas coisas que gostaria de dividir com vocês.


A primeira possibilidade é que o material que Harris compôs é muito diferente e não se encaixa no Iron Maiden, e por isso ele resolveu lançar essas faixas em um disco solo fora da banda. Isso justificaria a existência de um álbum solo, sem dúvida. Sabendo que Steve é um grande fã do hard rock e do prog setentistas, dá água na boca imaginar o que poderia vir nesse trabalho, com Harris investindo pesado nas influências que sempre teve e deixou claro em diversas entrevistas - como a paixão pelo prog folk do Jethro Tull, por exemplo.


A outra explicação é que o Iron Maiden resolveu mudar a sua sonoridade, mexer no seu direcionamento musical - que vem sendo bastante criticado nos últimos anos por alguns segmentos da imprensa e pelos próprios fãs -, e as composições que Steve Harris estava trabalhando seguiriam o que a banda vem fazendo em seus discos mais recentes. Por essa razão, devido à essa hipotética mudança, o baixista resolveu lançar suas canções inéditas em um trabalho solo. Se isso acontecer - e eu estou apenas supondo, que fique bem claro -, seria muito interessante ver o Iron Maiden se arriscando, buscando novos caminhos sonoros perto de completar quase quatro décadas de vida. Vale lembrar que dois dos outros principais compositores da banda, Bruce Dickinson e Adrian Smith, sempre foram muito mais abertos para as sonoridades mais atuais do metal, vide trabalhos excelentes como The Chemical Wedding (1998) e o projeto Primal Rock Rebellion, lançado este ano por Smith. O guitarrista Janick Gers é o outro grande compositor do Maiden atualmente, porém o seu direcionamento é bem similar ao do chefão Steve.


E, por fim, há uma terceira e ainda mais improvável suposição, que seria o encerramento das atividades do grupo. Improvável porque? Por vários fatores. Apesar de alguns mais afoitos darem força a essa hipótese depois do lançamento do último disco de estúdio do grupo, The Final Frontier, de 2010 (que eu, pessoalmente, acho um grande trabalho), devido a simples inclusão da palavra “final” no título, o Iron Maiden de hoje é uma máquina de fazer dinheiro, batendo recordes de faturamento em todo o mundo. O próprio The Final Frontier teve uma das performances comerciais mais fortes de toda a carreira da banda. As turnês do sexteto são certeza de casas lotadas e grande repercussão, como está acontecendo com a atual excursão, a Maiden England, que por enquanto é restrita apenas ao Canadá e aos Estados Unidos, mas atiça o desejo de fãs por todo o planeta. Não há motivo, pelo menos aparente, para a banda pendurar as guitarras, então acho pouco provável que isso aconteça tão cedo.

Será muito interessante ouvir o que Steve Harris preparou em British Lion, mas será ainda mais inquietante acompanhar o que esse disco solo representa não só para o baixista, mas, principalmente, para o presente e o futuro de uma das maiores bandas da história do heavy metal.

Comentários

  1. Acho a idéia do folk progressivo a mais plausível de todas.... imagina se ele faz isso no iron maiden o escandalo e xiliques que isso ia causar....

    ResponderExcluir
  2. Acho que a primeira possibilidade que vc lançou aí é a mais provavel. Steve Harris aparentemente é um cara muito prevísivel, em seu universo quase nada muda, pode ver os gostos musicais, o desprezo pelo Punk, o corte de cabelo...então com certeza pode ser algo folk hard rock 70 progressivo ou algo com a cara do Maiden na década de 80.
    Ou então ele pode surpreender a todos e lançar algo muito, mas muito diferente do perfil dele que seria interessante também. rss

    Pra mim é como se fosse o dono de uma empresa que trabalhou duro durante muitos anos só focado no trabalho e agora que a empresa está bem, gerando muita grana, consolidada no mercado, o cara aproveita para se desligar um pouco da mesma e se divertir um pouco..

    ResponderExcluir
  3. A ideia do que vem fica aberta na minha opinião, mas seria bem legal algo diferente do Iron para não gerar furor nos mais exaltados como falou Fábio RT. Ansioso pelo lançamento! Que o Steve Harris se liberte das amarras e faça algo grandioso e diferente do Iron.

    ResponderExcluir
  4. Mas qual amarras? Se ele é o principal compositor da banda, que amarras são essas? Entendem o ponto?

    ResponderExcluir
  5. Justamente, se ele manda no Iron e decide o direcionamento do grupo, pra que ter um trabalho solo? Cansou de discutir com os demais? Resolveu voltar ao som mais heavy tradicional do Maiden e deixar essas influencias prog pro projeto solo? Realmente dá pra questionar bastante... Uma outra alternativa que pensei, mas que também talvez não seja válida, seria se ele usasse o disco solo pra tocar com outros músicos mais ou menos famosos, coisa que não conseguiria no Maiden. Mas pelo visto ele vai montar uma nova banda e continuar sendo o chefão.

    ResponderExcluir
  6. Olha Marcel, acho que são raríssimos os músicos do mundo com quais Steve trabalharia sem ser o chefão.

    ResponderExcluir
  7. Impressões de um amigo que já ouviu o álbum: disco mediano, produção fraca, composições medianas. "Às vezes soa como um Alter Bridge mais classudo, mas com um vocalista pior". Bem, foi mais que o suficiente para lançar um balde de água fria sobre as expectativas. Ao menos vou ouvir o disco sem esperar tanto, o que pode ser positivo.

    ResponderExcluir
  8. Como assim "amigo que já ouviu o álbum"? Quem é esse cara? Trabalha próximo ao Maiden para ter conseguido acesso ao disco?

    ResponderExcluir
  9. Um camarada da imprensa musical, que corre o risco de acabar entrevistando o Harris, e muito provavelmente por isso acabou tendo acesso às músicas.

    ResponderExcluir
  10. amarras do metal... mesmo ele mandando na banda o Iron TEM QUE SER uma banda de metal tradicional ... se ele fizer um trabalho sem o titulo Iron Maiden ele poderá, por exemplo, colocar uma faixa com guitarra flamenca...ou com um andamento mais doom... ou sei lá... com vocais a la Queen ... coisas que ele NÃO PODE fazer no Iron ....

    ResponderExcluir
  11. Ricardo concordo com você sobre o Harris ser sempre o chefão dentro de uma banda, mas o que eu quis dizer seria ele aproveitar o disco solo pra poder trabalhar com outros músicos, por exemplo seus ídolos do Who, Jethro Tull, etc. Mas pelo visto esses não é o caso aqui.

    ResponderExcluir
  12. Acho que não é nem a questão de aproveitar, Marcel. Uma colaboração envolvendo nomes como esses inclui contratos com diferentes gravadoras, o que dificulta bastante a coisa.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto, mas é o seguinte: A primeira possibilidade obviamente não dá para descartar já que esse gosto se reflete nos covers que o grupo lançou nos ep.

    A segunda possibilidade eu penso que talvez o disco que o Harris está prestes a lançar seja um escape, já que o Iron Maiden mesmo fazendo um som na linha progressiva não deixou de lado o heavy metal. E o mesmo vale para os outros projetos solo, em minha opinião vão na mesma linha, ou seja, um escape para os músicos fazerem aquilo que jamais fariam no Iron Maiden.

    E a terceira possibilidade eu acho descartável considerando o que o Diego disse, pois seria algo estranho demais, acabar com uma banda por causa de críticas sobre as mudanças na sua direção musical (cuja grande maioria delas é feita pelos fãs mais radicais), para cair num lance ainda mais comercial que pelo visto seria muito pior, uma bomba! Mas aqui ainda cabe uma ressalva eu li uma entrevista do Iron Maiden para a Roadie Crew, o Steve Harris não disse que seria o fim da banda, mas disse que a idade já pesa e adiantou que talvez a banda possa diminuir o número de apresentações e não acabar e quem sabe o “Final”, não seja o fim de uma era e o início de outra que talvez possa começar no próximo álbum do grupo?

    Ou no caso mais absurdo quem sabe tudo isso não seja um teste para depois pegar alguns elementos que possivelmente poderão ser explorados no próximo álbum da Donzela de ferro.

    Amarras no Iron Maiden? Pelo que parece, incluindo ai a fase do Blaze Bayley esses caras sempre fizeram o que quiseram fazer e não parecem estar tão incomodados com as críticas já que elas fazem parte da vida de um músico que se dispõe a lançar um disco.

    Enfim para falar a verdade é necessário esperar para ver o que vai acontecer, pois é muito cedo para se afirmar o que vai ou não acontecer e quais serão os impactos disso neste ou naquele lugar, mas o texto é válido para pelo menos pensar sobre essas possibilidades exceto a terceira.

    ResponderExcluir
  14. Amarras do Iron Maiden, que seja um disco aberto e diferente. Com mais novidades, fora do metal tradicional. Sim, ele é o principal compositor da banda, mas em projeto solo pode fazer algo diferente e mais experimental do que no Iron.

    ResponderExcluir
  15. Sou a favor que um artista faça o que quiser com sua carreira e conhecendo Steve como conhecemos, não vem coisa ruim por aí.
    Não acredito no fim do Iron Maiden, mas é melhor nos acostumarmos com essa ideia, pois os caras não são garotos. Eu prefiro que o Maiden acabe antes de virar uma banda cover de si mesma como muitas. E depois de assistir a Maiden England ano que vem (tomara!) já estarei satisfeito, o que vier tá de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  16. Cara, eu só acho quem Harris tà lançando esse disco solo por conta do sucesso comercial dessas novas turnês e os outros fatores que você descreveu bem no 3 ponto. Nao só por ele, mas também pela gravadora achar que ele pode nesse momento bancar um disco solo (não estou falando de talento, e sim de negocios). Estou meio cético quanto a esse album, se bem que meu maior medo era ter participação da Laureen. O que me parece não vai rolar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.