Crítica de Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page

Nunca haverá uma banda como o Led Zeppelin, assim como nunca teremos outro guitarrista como Jimmy Page. É com essa frase que começa o texto de orelha de Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page, lançado recentemente no Brasil pela Globo Livros. A obra é um relato íntimo e extremamente pessoal de Page, um dos maiores músicos da história do rock, colhido através de dezenas de entrevistas dadas a Brad Tolinsky, editor da revista norte-americana Guitar World há mais de duas décadas.

O livro é totalmente baseado na transcrição das conversas entre Jimmy e o Tolinski. Dessa maneira, temos um dos músicos mais influentes da história contanto a sua vida em primeira pessoa. Das primeiras experiências com a guitarra até os tempos atuais, Page não se furta e nem se esquiva de praticamente nada, desnudando-se quase por completo. E é justamente essa amplitude de assuntos que torna a obra tão interessante e profunda. Seja relembrando antigas memórias e aventuras ou falando de sua técnica como instrumentista e produtor, Jimmy mostra-se sem pudores, em uma conversa que é um papo quase íntimo com o leitor. Poucas vezes um músico se revelou tão próximo dos fãs quanto aqui.

É impressionante perceber como Jimmy Page sempre esteve entre nós. Seu impacto na maneira como ouvimos rock é quase onipresente, apesar de nem tanto documentado. Para você ter uma ideia, estima-se que aproximadamente 60% dos discos gravados na Inglaterra durante a década de 1960 tenham a guitarra de Page, na época um dos músicos de estúdio mais requisitados da Grã-Bretanha. Jimmy tocou em canções dos Rolling Stones, The Who, Kinks e literalmente centenas de outras bandas. E foi justamente essa variedade de experiências e o contato com os mais diferentes gêneros e formas de se fazer música que o tornou um instrumentista único.

 

Há um grande foco de luz sobre o período em que Jimmy passou nos Yardbirds, onde moldou o seu estilo e o refinou para o vôo definitivo ao topo com o Led Zeppelin. E, como não poderia deixar de ser, o Led Zeppelin é o destaque do livro, com Page detalhando aspectos da gravação e produção de todos os discos do grupo. A condução de Brad Tolinski, que leva as conversas até os mais extremos assuntos, torna a leitura extremamente recompensadora.

Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page é o livro mais revelador já publicado sobre James Patrick Page. Um retrato pessoal e extremamente próximo de um dos artistas mais influentes da história do rock, responsável direto por fazer o estilo soar como soa há várias décadas.

É uma leitura obrigatória, assim como é um dos melhores livros sobre música que já li na vida.

Não dá pra deixar passar, compre já!

Comentários

  1. Que barato!
    Estou doido pra ler isso!
    Vem cá, no livro fala algo sobre o significado do símbolo dele no Led e os lances do "ocultismo"?
    abraços!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Que barato!
    Estou doido pra ler isso!
    Vem cá, no livro fala algo sobre o significado do símbolo dele no Led e os lances do "ocultismo"?
    abraços!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo no momento, estou no capítulo que trata do período entre o LED I e LED II , realmente é muito bom - principalmente por trazer o diferêncial em tratar tambem da parte técnica das gravações , que sempre são pouco dissecadas nos livros sobre músicos em geral.Mas cá entre nós ,no que diz respeito a memória de alguém ainda não li nada mais instigante e comovente do que "SÓ GAROTOS" da Patti Smith.

    William Belmonte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.