Documentário sobre a história dos Eagles é destaque no Sundance Film Festival

O grupo The Eagles, uma das instituições artísticas mais amadas dos Estados Unidos, foi uma das atrações do Sundance Film Festival, que segue até o próximo domingo (27) em Park City, Utah. 

O motivo é History of Eagles, Part One, documentário de 123 minutos dirigido por Allison Ellwood e Alex Gibney, filme que foi exibido no último sábado (19) e traz imagens de turnês nos anos 1970, além de entrevistas, revelações, shows raros e material caseiro dos membros da banda.

O documentário conta a história dos Eagles desde os seus primórdios, quando Don Henley e Glenn Frey se conheceram, no fim dos anos 1960, até a separação do time, no início da década de 1980. O ponto alto da produção talvez seja uma sequência de cenas gravadas em 16mm durante a turnê de divulgação de Hotel California (o mais conhecido dos LPs do grupo) feitas pelos consagrados câmeras Haskell Wexler (Woodstock) e Richard Pearce (No Nukes) em 1977. A produção é de Alex Gibney, nome que ganhou o Oscar em 2007 com o documentário Taxi to the Dark Side.


O filme terá lançamento em breve no formato DVD duplo. A segunda parte, que cobre as carreiras solo dos integrantes a partir de 1982 e também o seu retorno em 1994 com Hell Freezes Over, já está pronta e também será lançada em um futuro próximo no mercado, com direito a participação destacada do guitarrista Joe Walsh.

Perguntado sobre como era assistir todas aquelas imagens com drogas, quartos de hotéis destruídos e muitas mulheres, o vocalista Glenn Frey revelou ser desconfortante, mas que a história dos Eagles é muito maior do que a dos seus integrantes. Sobre a razão de fazer o documentário agora, Glenn revelou: “Nós estamos começando a fazer 60 anos e pensamos que seria melhor fazer agora, pois mais tarde podemos não lembrar de tudo que aconteceu”. O vocalista também revelou que a banda quer voltar para a estrada e fazer alguns shows, mas ainda não decidiram nada. “O futuro? Nós estamos levando um dia após o outro.”

Assista ao trailer de History of Eagles, Part One abaixo:

 

(por Márcio Grings)

Comentários