Johnny Marr: crítica de The Messenger (2013)


Foi preciso 26 anos para que Johnny Marr, ex-guitarrista dos Smiths lançasse um disco sem a tutela de uma banda, apenas com seu nome artístico. Esse tempo de maturação gerou The Messenger, lançado no fim de fevereiro, um disco contraditório no contexto, mas não na qualidade.

Ao mesmo tempo em que apresenta sua guitarra altamente melódica e altamente competente – como era de se esperar –, como cantor Marr aparece com uma jovialidade que não desagrada, mas parece não lhe pertencer.

No disco, sua voz soa como a de uma novidade indie tímida que causa estranhamento quando relacionada a uma das figuras mais respeitadas do rock alternativo. Sensação passageira, visto que Marr e os Smiths nunca precisaram rugir para ganhar espaço.

Essencialmente indie rock, The Messenger é um disco recheado de canções radiofônicas, porém, não descartáveis, como "Upstarts", "European Me" e "The Right Thing Right", a explosiva faixa de abertura. Caprichando nas letras e principalmente no punho, Marr provou que é possível ser comercial e original ao mesmo tempo, criando um disco necessário para os dias de hoje.

The Messenger serve como aula para uma geração indie cada mais chorosa e sem atitude, que ouviu R.E.M., Pixies, The Smiths e não aprendeu muito, que prefere minar seus discos com experimentalismo desnecessário e um espírito sofrível de juventude sem rumo do que lembrar que seu gênero é, de acordo com as devidas proporções, um filho do rock.

Com exceção de uns poucos toques de sintetizador ("Say Demesne") e algumas canções menos cadenciadas, Marr não arrisca muitas artimanhas, fazendo de The Messenger um disco linear, ideal para sua proposta. No entanto, quem espera um revival do estilo que consagrou o The Smiths, pode se decepcionar. Aqui as influências da antiga banda do guitarrista são poucas.

Nota: 8,0


Tracklist

01. The Right Thing Right
02. I Want The Heartbeat
03. European Me 04 – Upstarts
05. Lockdown
06. The Messenger
07. Generate! Generate!
08. Say Demesne
09. Sun And Moon
10. The Crack Up
11. New Town Velocity
12. Word Starts Attack

Por Nelson Junior

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.