Uma (outra) banda chamada Death

Não, não estamos falando do seminal grupo liderado pelo falecido Chuck Schuldiner. A história aqui é outra. Nascido em Detroit em 1971, o Death era um power trio formado pelos irmãos Bobby Hackney (vocal e baixo), David Hackney (guitarra) e Dannis Hackney (bateria). O grupo veio ao mundo após os três assistirem a uma apresentação de Alice Cooper e chaparem com o som.

A música do Death transitava entre o nascente hard rock e o proto-punk, característica que faz muitos pesquisadores apontarem o grupo como um dos pioneiros do punk. Em 1976 o grupo lançou o seu único single, “Politicians in My Eyes / Keep on Knocking”, hoje uma raridade disputada à tapa. Porém, a falta de sucesso comercial levou à dissolução do conjunto no ano seguinte.

Em 2009, a banda foi redescoberta através do lançamento de ... For the Whole World to See, disco gravado originalmente em 1974 e até então inédito. A boa receptividade reativou o Death, que retornou à ativa com Bobby e Dannis acompanhados pelo guitarrista Bobbie Duncan, que assumiu o posto de David, falecido em 2000 vítima de um câncer. O reformado Death lançou em janeiro de 2011 o álbum Spiritual Mental Physical.

A história dos irmãos Hackney ganhou um documentário que será lançado este ano, chamado A Band Called Death, dirigido por Jeff Howlett e Mark Corvino.

Assista ao trailer abaixo, e caso ainda não conheça a banda, aproveite para dar uma conferida nos discos do trio, pois vale a pena.



Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Acabei de ouvir o "... For the Whole World" to See no Ytube. Incrível o som, tosco-garageiro até o osso, típico de quem montou banda após pirar em algum show e não se preocupava com técnica - embora os sujeitos se defendam bem em seus instrumentos, nota-se que falta apuro às composições. Mas vale pela raça, e também por descobrir que os caras eram negões! Imagina três irmãos pretos fazendo rock em vez de funk, r&b, disco... Devem ter sofrido preconceito até dos 'brothers'. Alguém sabe algo a respeito?

    Seelig, agora é torcer pro doc cair logo na rede - já que não vai ser lançado aqui mesmo. Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.