O texto, escrito pelo jornalista Peter Makowski, foi publicado originalmente na edição 85 da revista, lançada em outubro de 2005. O material conta a história do trio, fala da sua importância e impacto, bem como de sua imensa popularidade, e mostra o porque de a banda formada por Mark Farner, Mel Schacher e Don Brewer ter alcançado números que rivalizam com os Beatles e o Led Zeppelin.
Para ler todo o material, basta clicar aqui. O texto está em inglês e assim será útil em dois sentidos: você saberá mais sobre o grupo e melhorará o seu entendimento do idioma.
Por Ricardo Seelig
Excelente reportagem!
ResponderExcluirO rock americano da época sofria para segurar os Leds, Sabbaths, Purples vindos da Inglaterra.
Acho que muitas das bandas americanas que foram "erguidas" a salvadores do rock americano são bandas medianas para medíocres, e o Grand Funk não se encaixa nesta avaliação, principalmente no E Pluribus Funk, para mim clássico absoluto, gosto mais do que o We're a American Band.
Ainda não entendo como um Aerosmith teve um impacto tão grande e o Grand Funk parece que ficou para trás no rock dos EUA. Para mim só o som não justifica tamanha diferença de tratamento. Acho que os americanos também procuravam pelos seus "Plant/Page" e viram na figura do Tyler/Perry o que estavam procurando, mesmo com shows fraquíssimos e discos com qualidade de gravação pífias perto de discos do Grand Funk e das bandas inglesas (toque um E Pluribus Funk e depois Get Your Wings para ver do que estou falando).
Acho que o título mais correto seria: Antes do Aerosmith, Kiss, Ted Nugent, havia o Grand Funk.
O Diego Camargo falou tudo. Só me resta dizer que assino embaixo.
ResponderExcluirSem dúvidas o Grand Funk é uma das melhores bandas que já ouvi, minha opinião é que o som deles era avançado pra época
ResponderExcluircom todo o respeito , grand funk foi uma banda bem bacana , o album ''vermelhão'' é tosco até a alma e por isso é excelente , mas não dá , aerosmith é mais banda que o grand funk railroad, questão de opinião só.
ResponderExcluirGosto e opinião não se discute... a questão é que Grand Funk me apetece muito mais que Aerosmith e afins....
ResponderExcluir