Gêneros musicais e suas definições

O post que publicamos sobre os gêneros predominantes no Rock in Rio levantou várias dúvidas nos leitores sobre a maneira como classificamos os artistas. “Isso não é rock, é pop. Isso não é pop, é rock”. E por aí vai ...

Por esse motivo, fomos atrás e estamos trazendo para vocês uma matéria com a definição, de forma clara e didática, a respeito das características dos gêneros mais populares de música. Abaixo, você tem explicações e exemplos do que é e pode ser classificado como blues, jazz, rock, pop, hard rock e heavy metal.

Para quem quer se aprofundar mais no assunto, indicamos a excepcional página de gêneros do Rate Your Music, que foi a nossa principal referência para definir os estilos e para os exemplos apontados em cada um deles. Boa leitura!

Blues - O blues tem a sua origem no final do século XIX, nas comunidades negras do sul dos Estados Unidos. Ele se desenvolveu a partir dos chamados spirituals, canções que os negros cantavam enquanto realizavam seus trabalhos. Sua estrutura padrão se dá sobre uma progressão de 12 compassos, mas há muitas variações sobre esse ponto de partida.

Na primeira metade do século XX, o blues agregou elementos do jazz e do rhythm & blues, desenvolvendo-se em uma série de sub-gêneros como Delta Blues, Chicago Blues e outros. Depois da Segunda Guerra Mundial, diversos artistas, a maioria vinda da cena de Chicago, eletrificou o gênero, influenciando de forma decisiva o nascimento do rock and roll, do hard rock e do heavy metal.

Exemplos: Robert Johnson, Son House, Nina Simone, Muddy Waters, John Mayall, Albert King, Stevie Ray Vaughan, John Lee Hooker, B.B. King, Buddy Guy.

Top do RYM
Wikipedia (em inglês)
 

Jazz - O jazz se originou no início do século XX também no sul dos Estados Unidos, como uma espécie de variante do ragtime e do blues. Rapidamente conquistou o público, transformando-se em um dos gêneros mais populares da década de 1930, em grande parte graças ao sucesso do swing.

Após a Segunda Guerra Mundial houve uma mudança, com as tradicionais big bands sendo substituídas por grupos menores liderados por um músico específico. Nesse período, durante a década de 1950, surgiram o bebop e o jazz modal, além do jazz cubano e o brasileiro. Ainda na década de 1950, o free jazz começou a tomar forma, e, com a explosão do rock nos anos 1960, encontrou o seu formato clássico durante a década de 1970, com o fusion e o jazz funk.

Apesar das inúmeras mudanças apresentadas em mais de 100 anos, um elemento sempre marcou o jazz: a improvisação.

Exemplos: Miles Davis, John Coltrane, Charles Mingus, Dave Brubeck, Eric Dolphy, Sonny Rollins, Art Blakey, Cannonball Adderley.

Top do RYM
Wikipedia (em inglês)
 

Rock - O rock reúne diversos estilos. Suas origens estão na década de 1940, quando a guitarra elétrica começou a se sobressair em gêneros como o Chicago Blues. Em sua forma original, tratava-se de um tipo de música que normalmente utilizada a estrutura verso-refrão com um ritmo de contratempo e tendo a guitarra como elemento principal, com o instrumento soando de forma mais pesada e mais rápida do que o modo como era utilizado até então. De modo geral, trata-se de um gênero onde a guitarra predomina, acompanhada pelo baixo e pela bateria. Junta-se a isso a associação, desde os seus primórdios, com uma atitude contestadora e de rebeldia em relação aos valores vigentes.

O rock explodiu nos anos 1950, tornando-se extremamente popular. Nos anos 1960, a invasão britânica de novas bandas como os Rolling Stones, Kinks e The Who consolidou a força do estilo.

Ao longo dos anos o rock se desenvolveu por vários caminhos, fazendo surgir novos sub-gêneros como o hard rock, o heavy metal, o punk rock e o prog, só para ficar nos mais populares.

Exemplos: Rolling Stones, The Kinks, Pink Floyd, Radiohead, Pixies, The Doors, The Clash.


Top do RYM
Wikipedia (em inglês)

Pop - O termo pop deriva do adjetivo popular. A música pop tem a sua origem na década de 1950, e é uma derivação do rock and roll. Como gênero musical, trata-se de um estilo bastante eclético e que, muitas vezes, traz para o seu universo elementos de outros gêneros, como rock, dance music, música latina, country e cultura urbana. Os artistas do estilo caracterizam-se por produzir canções de curta e média duração que se desenvolvem sobre um formato básico - o famoso verso e refrão. Outra característica são os refrões fortes e grudentos, o farto uso de melodia e o emprego de ritmos cativantes.

O termo pop, apesar do que parecem pensar as gerações mais novas de ouvintes, nunca carregou e continua não tendo nada de depreciativo.

Exemplos: Beatles, Beach Boys, David Bowie, Smiths, Arcade Fire, Men at Work, Prince.

Top no RYM
Wikipedia (em inglês)


Hard Rock - O hard rock surgiu no final dos anos 1960 a partir do blues rock e do rock de garagem. Seus elementos principais são vocais agressivos e a guitarra distorcida turbinada por power chords.

Artistas: The Who, Cream, Deep Purple, Led Zeppelin, Queen, Pearl Jam, Guns N’ Roses, Thin Lizzy, AC/DC.

Top no RYM 

Wikipedia (em inglês)

Heavy Metal - A origem do heavy metal é controversa, mas a maioria dos pesquisadores tem como consenso apontar a estreia do Black Sabbath, lançada em 1970, como o marco zero do gênero. Influenciado por grupos como Cream, Stones, Led Zeppelin e The Who, uma nova geração de músicos elevou ainda mais o peso e aumentou o volume de seus instrumentos, fazendo surgir um estilo ainda mais agressivo.

A associação com temas ocultos é outra característica do heavy metal, com o uso predominante de letras que falam sobre temas sombrios.

Perguntado sobre qual a diferença entre hard rock e heavy metal, o respeitado apresentador norte-americana Eddie Trunk, do That Metal Show, saiu com essa definição: “Hard rock fala sobre festa, é uma música ensolarada. Já o metal é mais soturno e sombrio, além de mais pesado, e pede que você use, quase automaticamente, roupas pretas”.

Artistas: Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica, Judas Priest, Slayer, Mercyful Fate, Dio.

Top no RYM
Wikipedia (em inglês)


Comentários

  1. Caralho!! O que é a organização dessa Rate Your Music!!!! Magnífico!! Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  2. O Allmusic também é ótima fonte de consulta e pesquisa
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Rate your music = foda
    All music = realmente tem o link related que tu pega bandas que influenciaram e que são influenciadas por dado artistas.

    Acho que o lastfm tem o similares que também quebra o galho, apesar de não ser muito lá essas coisas.

    Qual a diferença de alternative e indie?

    ResponderExcluir
  4. No Allmusic gosto do similar álbuns... de vez em quando surgem umas coisas doidas nada relacionadas...mas é muito bom pra conhecer artistas e álbuns diferentes

    ResponderExcluir
  5. Vou ver os albuns então ... no allmusic. Não tinha parado pra pensar nesse recurso .. só bandas similares mesmo.

    Sites bons também é o coversproject pra vem que já fez cover de quem e o whosampledwho, pra quem já usou sampler de alguém. E tem aquele bem conhecido que dá os setlists de turnê dos artistas, show a show.

    http://www.coversproject.com/
    http://www.whosampled.com/
    http://www.setlist.fm/

    Um que tem as fichas técnicas dos discos muito boas é o discogs

    http://www.discogs.com/

    Dia desses eu descobri um inútil, mas engraçado, que é o whodatedwho. Descobri que a Courtney Love já pegou todo mundo do rock. Kkkkkkkkkk, muito zuado esse site.

    http://www.whosdatedwho.com/tpx_578/courtney-love/

    http://www.whosdatedwho.com/tpx_578/courtney-love/datinghistory

    ResponderExcluir
  6. Boa matéria. Ocorre que alguns artistas e algumas bandas realmente transitam (explicitamente) entre dois ou mais estilos musicais, ao mesmo tempo ou mudando o estilo ao longo da carreira, dificultando ou mesmo impossibilitando a sua categorização em apenas um estilo musical específico, havendo a necessidade de categorização desses artistas em mais de um estilo ao mesmo tempo. Por isso a existência estilos como o pop/rock e o hard/metal.
    O próprio RYM traz exemplos disso (vejam-se os links na matéria): os Beatles constam das listas de pop e de rock (o site os coloca como uma banda de pop/rock e de rock); o Black Sabbath, por sua vez, consta das listas de hard rock e de metal (o site a coloca como uma banda de heavy metal e de hard rock). Existem inúmeros outros exemplos, basta observar as listas mencionadas.
    Então, voltando à matéria sobre o Rock in Rio, grande parte das atrações nos cinco eventos, principalmente as nacionais, pode ser considerada como pop/rock.
    Aproveitando os demais comentários, realmente o site da Allmusic dá um banho no que diz respeito à conceituação de estilos musicais, com variados exemplos sobre artistas/álbuns/músicas relacionados a cada estilo.

    ResponderExcluir
  7. As definições do Rate Your Music são realmente muito boas, mas não são a "rotulagem definitiva". Felizmente, isso não existe.

    Sua rotulagem naquela postagem sobre o RiR é muito boa, Ricardo, mas houve controvérsias porque isso é algo completamente natural nesse tipo de discussão. Sebastian Bach, por exemplo: hard rock ou hair metal? Depende do quão específico deseja ser a classificação. Queen: Rock ou pop? Depende da fase. Titãs, idem.

    A definição do Eddie Trunk também dá espaço para contestações. AC/DC transita entre o festejo e o soturno. É hard ou heavy? A alegria de algumas bandas de metal melódico não as colocaria no rol do hard rock?

    Música não é estanque e nunca haverá palavra final sobre rotulagem exatamente por isso. Sempre haverá discussões nesta seara.

    ResponderExcluir
  8. Um livro muito bacana que trata dos gêneros musicais e outros vocábulos do mundo pop chama-se "Vocabulário de Música Pop" de Roy Shuker, publicado no Brasil pela Editora Hedra.

    ResponderExcluir
  9. Deve ser interessante esse livro, Rodrigo. Vou atrás. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que Black Sabbath é sinônimo de heavy metal eles aprimorou, são os pais do gênero, mas ainda assim creio que o Blue Cheer é a origem do estilo. Ou seria os Beatles com “Helter Skelter”? o álbum “Vincebus Eruptum” é considerado nos Estados Unidos como primeiro álbum de heavy metal da história. Peterson nunca escondeu que suas influências principais foram o Jimi Hendrix Experience – especialmente a apresentação do Monterey Pop Festival, em 1967 em fim seja como for , o primeiro álbum do Blue Cheer, “Vincebus Eruptum”, merece uma audição para conferir o verdadeiro marco zero do heavy metal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.