Em Reflektor, tudo é grandioso, épico, cheio de camadas, experimental. Na sua resenha do disco, o jornal Chicago Tribune usa uma frase que acerta na mosca o momento vivido pelo grupo: "Depois de se tornarem, de uma banda de Montreal, em uma sensação da internet e, na sequência, em roqueiros ganhadores do Grammy que enchem grandes estádios, os caras do Arcade Fire apertam o botão de reboot". Definição perfeita. Depois de desbancarem Eminem, Lady Antebellum, Lady Gaga e Katy Perry e abocanharem o título de "melhor álbum do ano" no Grammy de 2011, eles se afastam totalmente de seu espectro pop e entregam uma coleção de treze faixas que podem, aos ouvidos menos treinados, soar um tanto quanto impenetráveis. Esqueça o rock mais linear e padrão de outrora e prepare-se para uma experiência que não tem medo de beirar o estranho e o esquisito.
A loucura começa pela ótima faixa-título, uma espécie de canção dançante e ao mesmo tempo sombria, que mistura efeitos eletrônicos e uma linda camada com um naipe de metais. Nos backing vocals, ninguém menos do que David Bowie, em uma participação de luxo, com produção do afiado e competente James Murphy (LCD Soundsystem). Aliás, o músico britânico, responsável por um dos melhores discos do ano, pode ser claramente sentido como influência em outros momentos de Reflektor, como nas canções "We Exist" e na excelente "Normal Person", na qual a guitarra e especialmente o baixo assumem uma vibração quase heavy metal de tão dissonante e pesada em dado momento de interlúdio. Em "Here Comes the Night Time", eles promovem uma viagem eletrônica com direito a passagens pela música latina, com um forte trabalho de percussão. Para encerrar, bingo, a guitarra volta a ganhar destaque e corpo, na forma quase pós-punk eletrônica do New Order que é possível sentir em "Joan of Arc". Fim do primeiro ato.
Primeiro ato? Pois é. Na verdade, o disco não acaba aqui – afinal, ele será lançado originalmente dividido em duas metades. Mas digamos que ele poderia acabar com "Joan of Arc". E já estaria ótimo. Já poderíamos dizer que se tratava de um dos melhores lançamentos da carreira da banda. Mas não. A segunda parte, construída quase que inteiramente em torno do mito grego de Orpheu, passa a soar pretensiosa e exagerada demais. Mais espacial, etérea e ainda mais experimental, esta nova leva de seis canções chega a ser muito longa e, em dado momento, cansativa. Por mais que uma faixa como "Porno", uma pizza mezzo-The Cure mezzo-Depeche Mode, até seja interessante, o restante é contemplativo demais, tornando a audição frustrante. Nem mesmo "Afterlife", aquela do clipe que usou cenas do filme franco-brasileiro Orfeu Negro (1959), ajuda no processo – que se encerra dolorosamente com a imensa "Supersymmetry", que parece simplesmente interminável. Em um disco notadamente experimental, talvez tenha sido até proposital que sua conclusão fosse assim tão anti-clímax.
Estamos diante de um disco que está longe, mas MUITO longe, de ser fácil e acessível. Resta saber se você é do tipo que está disposto a descobri-lo. E decifrá-lo. Eu gostei de pelo menos metade dele. E você?
Nota 7,5
Faixas:
Disco 1
0. Hidden Track
1. Reflektor
2. We Exist
3. Flashbulb Eyes
4. Here Comes the Night Time
5. Normal Person
6. You Already Know
7. Joan of Arc
Disco 2
1. Here Comes the Night Time II
2. Awful Sound (Oh Eurydice)
3. It's Never Over (Hey Orpheus)
4. Porno
5. Afterlife
6. Supersymmetry
Por Thiago Cardim
Arcade Fire...uma das grandes atrações do Lollapaloza 2014!
ResponderExcluirAnselmo
Já eu gostei mais da segunda parte, na primeira vez que ouvi.
ResponderExcluirEu ainda acho esse álbum estranho, o considero inferior aos discos anteriores da banda, mas, mesmo assim, é um discão, o melhor do ano!
Por ter essa mudança brusca de sonoridade, ele foi o álbum mais difícil de ''engolir'' pra mim, mas, hoje amo cada aspecto dele.
Funeral, Neon Bible e The Suburbs forma uma trilogia perfeita. Agora, com o Reflektor, eles começaram algo totalmente novo.