Bandas de Um Disco Só: Glasgow - Zero Four One (1987)


Tudo começou em Glasgow, no ano de 1982, quando o vocalista Michael Boyle, com passagem pela banda The Downtown Flyers, se juntou a Archie Dickson (guitarra), Neil Russell (baixo) e Joe Kilna (bateria) formando o Heaven, que logo mudaria de nome para Wildcat. 

Mas já existia um Wildcat em Glasgow. Era um grupo de teatro famosinho até. 

Usando como desculpa a existência de grupos como Boston e Chicago — nomeados a partir de suas cidades de origem —, mudaram de nome para... Glasgow (!!!). Em suas apresentações, material autoral era mesclado a covers de AC/DC e Deep Purple. 

Assinaram com a lendária Neat Records no ano seguinte para o lançamento de um EP, Under the Lights (AKA Miles Better). Em 1984, foi a vez do single de 7" Stranded/Heat of the Night chegar às lojas. Foram a banda de abertura de Nazareth e Uriah Heep e, num golpe de sorte do destino, substituíram o Shy como atração principal em evento realizado no centenário Pavillion Theatre. 

O primeiro e único full-length, Zero Four One, veio apenas em 1987, quando o Glasgow já gozava de certo prestígio na cena local. O disco, cujo nome foi retirado do código de discagem telefônica de Glasgow na época, é um registro de altíssimo nível, com apenas oito faixas, mas todas fundamentais, sem fillers. A produção é assinada por Kenny Denton, o mago por trás da obra-prima Eldorado, da Electric Light Orchestra. 

“We Will Rock” abre os trabalhos com um riff simples e marcante e um incendiário refrão cantado em coro. Na sequência, o single “Secrets in the Dark” transborda melodia e bom gosto. Depois de meio minuto de introdução, tem início “Back on the Run”, uma belíssima balada com peso na medida certa. O lado A da bolacha termina com a festeira “My Heart is Running with the Night”. 

“Meet Me Halfway” mantém o clima de festa na abertura do lado B e prepara o terreno para uma irreconhecível “Under the Lights” regravada com os teclados do arroz de festa, Don Airey. E tome mais uma balada: “No More Lonely Nights” é do tipo devagar-quase-parando — mas é também o momento em que a voz de Boyle mais se destaca numa interpretação matadora. A direta e pesada “Breakout” põe fim aos 41 minutos de audição. 

Por ironia do destino, o Glasgow se separaria em 1988. O ensaio de uma reunião aconteceu em dezembro de 2009, para o que seriam apenas alguns shows em homenagem ao então recém-falecido Kilna, mas parece que a ideia não saiu do papel. 

01. We Will Rock 
02. Secrets in the Dark 
03. Back on the Run 
04. My Heart is Running with the Night 
05. Meet Me Halfway 
06. Under the Lights 
07. No More Lonely Nights 
08. Breakout 

Michael Boyle – vocais 
Archie Dickson – guitarra 
Neil Russell – baixo 
Joe Kilna – bateria 

Músicos adicionais: 
Don Airey – teclados 
Gavin Povey – teclados


Por Marcelo Vieira

Comentários

  1. Adoro esse disco!

    Boa, Marcelo!


    Uma banda que nasceu no universo NWOBHM, se distanciou ao incluir muito do hard rock americano, mas, mesmo assim, conseguiu fazer um grande álbum.

    Acho bastante curioso o Glasgow...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.