A obra é curta, apenas 176 páginas, e passa longe de ser uma biografia. O que Cross faz é uma análise sobre Cobain, símbolo de uma geração. O autor acompanhou de perto toda a curta, porém intensa, trajetória do Nirvana, e possui uma longa relação profissional com o grupo. Na época da morte de Kurt, Charles era o editor da revista The Rocker Magazine e foi um dos primeiros a saber da morte do guitarrista. A Construção do Mito tem o seu início justamente nesse fato e em como o suicídio de Cobain impactou fãs, músicos e todo o cenário.
Com uma linguagem direta, a obra fala sobre o impacto de Nevermind, a influência do Nirvana na música e na cultura pop, o relacionamento com Courtney Love, o envolvimento com as drogas e a relação de Cobain com a sua cidade natal, Aberdeen.
Para marcar o lançamento, a Nova Fronteira está promovendo um evento sábado, dia 05/04, na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi, em São Paulo. Na ocasião, o público poderá trocar ideias sobre a obra, Kurt Cobain e Nirvana com o DJ Rodrigo Branco, da Kiss FM, além de assistir ao pocket show do Nirvana Cover Brasil. O evento acontecerá a partir das 18h e terá entrada franca.
Boa dica para a sua biblioteca musical, ou discografia literária, como preferir.
Por Ricardo Seelig
Para o Cobain virar mito, a melhor coisa que poderia ter acontecido foi ele ter morrido.
ResponderExcluir