26 Bandas para o Matias: K de Kiss

Nunca fui muito fã do Kiss. Gosto do Destroyer, adoro os primeiros discos, curto o Creatures of the Night e o Lick It Up e acho a fase recente bem boa. Mas é só. O fascínio e magia que amigos próximos sentem pela banda jamais chegou até mim. Entendo esse sentimento, mas não carrego ele comigo.

No entanto, meu filho, desde pequeno, o tem em seu coração. O Matias conheceu o Kiss através do Psycho Circus. Estava em um sebo com ele, fuçando e cavocando atrás de itens interessantes, quanto me deparei com a edição especial do disco, aquela com a capa em 3D. Comprei e coloquei no carro. Ele gostou da música e perguntou o que era. Expliquei e entreguei o CD para ele, que ficou fascinado pela capa e pelo encarte. A magia do Kiss havia acontecido através das maquiagens que transformam Paul, Gene, Ace e Peter em super-heróis há décadas. Nascia ali mais um fã.

Talvez por já ter tido contato com o Eddie do Iron Maiden desde cedo e por sempre mexer em minhas coleções de discos e histórias e quadrinhos, o Matias se identificou quase imediatamente com a figura do Demon, personificada por Gene Simmons. Ele era o seu novo herói. E que, pela imagem presente em Psycho Circus, ele apelidou de “dente sujo”, alcunha que permanece até hoje, já passados alguns anos de toda essa história.

E daí teve uma feira do vinil aqui em Florianópolis. Fomos nós dois. Andamos por lá, ouvimos música e pesquei um The Final Frontier, do Maiden, em vinil picture duplo. Estávamos já de saída quando ele puxou meu braço e disse que também queria um disco. Esse é o momento em que um pai como eu, que passou a vida inteira ouvindo música e valorizando o aspecto físico, tátil e visual dos discos, entra em êxtase. Procuramos mais alguns itens nas caixas dos vendedores e vimos um LP americano do Love Gun, no qual meu filho bateu o olho e disse: “quero esse”.

Discos comprados, fomos para casa ouvi-los. Ele sentou e colocou o LP para tocar, ouvindo os dois lados inteiros enquanto observava a capa e o encarte, com a logo do Kiss feita com sangue. Este disco está comigo até hoje, junto com os meus discos de vinil. E, toda vez que o Matias o vê, diz que é dele e que está deixando comigo para eu cuidar.

Acho que esse é o principal legado do Kiss: a capacidade de traduzir visualmente, através das maquiagens de seus integrantes, toda a magia do rock. Os quatro integrantes da banda são heróis, alienígenas, tudo o que se possa imaginar, menos seres humanos. Ainda que, convenhamos, se esforcem constantemente para nos mostrar o quanto estão próximos do que há de mais detestável no ser humano, vide as recentes discussões públicas causadas pela indução ao Rock and Roll Hall of Fame e as biografias publicadas com inúmeras revelações de bastidores.

Mas tudo isso vai embora quando a agulha toca o vinil e a música enche os alto-falantes. Kiss é vida, é magia, é diversão. É, como já disse, a tradução visual do que todos nós, que amamos a música e o rock, sentimos ao ter o primeiro contato com o gênero. E essa experiência é marcante e definitiva, permanecendo por toda a vida.

Hoje, ouço muito mais Kiss do que ouvi em todos os meus anos anteriores. E isso é motivado pelo pequeno rockeiro que me incentiva a saber, todos os dias, o que ele já sabe faz tempo: a vida fica muito mais divertida com estes quatro mascarados e suas histórias incríveis.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Belíssimo texto Ricardo! Se o objetivo era emocionar, conseguiu. :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Mu filho de 5 anos também adora o Kiss, mas ao contrário do seu ele não gosta do que tem "cara de mal", ehehe!

    ResponderExcluir
  3. A maior banda americana de todos os tempos. Kiss é FODA!

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto! Eu também tive uma fase KISS na infância, e é claro, outra como adulto.

    "Acho que esse é o principal legado do Kiss: a capacidade de traduzir visualmente, através das maquiagens de seus integrantes, toda a magia do rock."

    De tudo que já li sobre o Kiss, acho que essa é a melhor definição do que é a banda! Perfeito Ricardo!

    ResponderExcluir
  5. Meu primeiro disco do Kiss Também foi o ''Psycho Circus'', tenho um grande carinho pelo disco.

    Kiss é uma puta banda, a fase dos anos 70's é excelente e pro meu gosto só perde na américa para a maior banda que já surgiu nos EUA o Aerosmith.

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom hein, emocionante...

    Meu primeiro álbum do KISS foi o Hot In The Shade, até hoje tenho um sentimento especial por esse álbum, gosto da atitude mais rock n roll que a banda teve nessa época.

    Depois desse tudo "foi por água abaixo"... Discografia da banda, dos integrantes, merchandising deles, 2 shows já (pra quem tem 27 anos isso é uma vitória) e até uma tatuagem já fazem parte dessa relação de KISSmaníaco!!

    É... The hottest band in the world, KISS!!!

    ResponderExcluir
  7. Baita texto!

    Pra ler e reler sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.