Babylon A.D.: crítica de Lost Sessions / Fresno, CA 93 (2014)


A sabedoria dos antigos nos ensina que merda, quanto mais se mexe, mais fede. Pois bem, quando deu as caras na Bay Area por volta de 1988, tocando mais pesado e com um visual menos afetado que o de seus vizinhos da Sunset Strip, o Babylon A.D. estava longe de ser uma merda. A qualidade musical do quinteto chefiado pelos guitarristas Dan De La Rosa e Ron Freschi chamou a atenção de Clive Davis, fundador e presidente da Arista Records, selo que naquela altura do campeonato, ainda carecia de uma banda de glam metal no seu elenco estelar. 

O primeiro álbum veio em 1989, trazendo a trinca "Bang Go the Bells", "Hammer Swings Down" e "The Kid Goes Wild", que virou trilha sonora do filme RoboCop 2. A sequência veio em 1992 com Nothing Sacred, mas os tempos já eram outros e a banda em si ficou devendo com um repertório longo e pouco inspirado. Um hiato criativo sustentado pela Arista duraria cinco anos. As investidas de menor alcance começaram em 1999 com o ao vivo com som de piratão mídia azul Live in Your Face e um tenebroso álbum de inéditas, American Blitzkrieg, em 2002. De lá para cá, o leite das crianças tem sido garantido através do lançamento de sobras de estúdio datadas e de qualidade questionável. 

Enquanto houver quem compre, haverá quem venda. certo? Mas vamos combinar: essa lógica de traficante não deveria ser a carta branca a permitir que artistas na bancarrota saiam por aí lançando qualquer... hm... merda (?!)

A mais recente picaretagem do Babylon A.D. atende pelo nome de Lost Sessions / Fresno, CA 93. O título é autoexplicativo: gravações (supostamente) perdidas do que deveria ter sido o terceiro álbum do grupo pela Arista. Se formos analisar estritamente a competência musical, obviamente, podemos nos sentir agraciados. As músicas são boas, rola aquele sentimento de flashback, com a ensolarada LA sendo obscurecida por uma nuvem negra vinda de Seattle.

Antes que você se anime a tirar o escorpião do bolso, observe que são apenas três faixas 100% inéditas — a quarta, a 1305ª versão para "Bang Go the Bells" que se tem notícia, nem conta — e a qualidade é aquilo, né... (...) Ainda assim, se passar pela sua cabeça adquirir tal artigo em formato físico nas lojas especializadas, prepare-se para desembolsar a módica quantia de 70 reais. 

No mínimo.

Nota: 4

01. Love Blind
02. While America Sleeps
03. Love is a Mystery
04. Bang Go the Bells (Redux)

Por Marcelo Vieira

Comentários