A banda de uma geração

Fui a uma festa à fantasia sábado. Em uma casa com cabana, que fica em um terreno que mais parece uma chácara. No Campeche, aqui em Floripa. Era o aniversário da mãe do Matias, a Carla, que estava de Bruxa do 71. O Chico, o pai 2 do meu pequeno, foi de Slash. E o Matias de ninja. Eu, normal.

Tinha som e bandas ao vivo. E a primeira que tocou, com uma gurizada bem nova, entrou emendando três ou quatro sons do Strokes direto. Tem maneira melhor de medir o impacto de um grupo do que esse? O guitarrista parecia uma versão loura do Julian Casablancas, com cara de sono, cabelo desgrenhado e calça apertada. E tocava direitinho. Bem direitinho.

O Strokes nunca me bateu muito. Mas sempre vi a galera mais nova do que eu louca pelo Is This It, disco de estreia dos nova-iorquinos, lançado em 2001, acho. No fim das contas, apesar de não curtir muito, é bom ver que uma banda que foca o seu som em guitarras, solos e afins segue firme e forte no coração de um monte de gente.


Se alguém tiver uma explicação mais profunda para tudo isso, um tratado musical e comportamental a respeito, pode postar nos comentários. Vou gostar de ler e vai me ajudar a entender melhor essa coisa toda dos Strokes. 

Atrasado, mas vai.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou dessa geração e posso dizer que a maioria dos meu amigos adora strokes ,o som deles nunca me bateu muito também, acho até bom mas superestimado.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal que a Collectors voltou. Tava fazendo falta. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Strokes é uma das minhas bandas preferidas. Não tenho uma 'explicação profunda' para o sucesso deles. Pra mim, o que atrai são as guitarras, que são muito bem distribuídas e simples, com bons riffs, sem grandes virtuosismos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia senhores(as) se me permitem a ousadia eu tenho uma teoria! A banda aparece pra uma geração que de certo modo carecia de uma música mais crua e simplista nos moldes, e guardadas as devidas proporções, ao que aconteceu com o Nirvana no início dos anos 90. Os Strokes vem em uma leva confusa onde as bandas de Nu Metal imperavam, Korn, Limp Bizkit e principalmente Linkin Park. Essas bandas tiveram um alcance estrondoso na mídia e no público em geral, entretanto causava certa estranheza ao ser decantada, com influências inegavelmente pesadas e com um visual híbrido (não tinham necessariamente um "padrão", usavam bonés e muitas vezes lembravam os rappers) assim com a música no geral.
    Se não me falha a memória, no mesmo período bandas como Hives e The Vines também estão despontando em um cenário onde Silverchair ainda aparecia como muita força. A Mtv ainda apresentava uma programação com músicas mesmo que isso estivesse perdendo espaço visivelmente. Last Night disponta como um grande hit e a banda é usada como a grande "salvação do Rock ". Nomes como Chrissie Hynde (Pretenders), os irmãos Gallagher,Neil Tennant (Pet Shop Boys), a estilista Vivienne Westwood e a supermodelo inglesa Kate Moss. Antes, a banda já tinha entre seus fãs declarados caras do Radiohead, Blur, Travis e gente como Michael Stipe, Morrissey, Courtney Love ajudavam a alavancar o nome dos rapazes de Nova York.
    Vale lembrar que o ator Shia Lebouf usou uma camiseta da banda no filme Transformers, pode parecer besteira mas em Os Vingadores Robert Downey Jr vestiu uma camiseta do Black Sabbath e isso acendeu um interesse grande pela banda, mesmo que eles estivessem pra lançar o último álbum, mas isso fica pra outro bate papo.
    Parte da força está nas letras escritas por Casablancas, filho do famoso John Casablancas. "People, they don't understand", "I don't see it that way". Que adolescente não se identifica com tais versos?
    Além de o baterista ser brasileiro e ter pego a atriz Drew Barrymore!!!
    Acredito que a banda seja um daqueles fenômenos que aparecem de tempos em tempos, nao pela qualidade, até porque acho a banda apenas mediana mas é inegável a importância deles como um dos grandes conjuntos do século XXI.

    ResponderExcluir
  7. Sei que na época do lançamento do primeiro cd se via nas ruas do Rio uma publicidade grande em torno do álbum..vários outdoors nos pontos de onibus e tal..isso me chamou a atenção pra ouvir mas da minha parte nunca me atraiu muito...

    ResponderExcluir
  8. Vão me detonar, xingar, mas tudo bem. Simples:grupinho medíocre ao extremo (quase,na verdade, libertines e yeah yeah yeahs realizam a mastodôntica facanha de serem piores!)que expressa muito bem o espírito da época em que essa garotada começou a experimentar o mundo, uma época de expectativas mínimas e músicas mínimas em tudo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.