In Flames: crítica de Siren Charms (2014)

A evolução, transformação e metamorfose - escolha o termo que preferir - pelo qual a música do In Flames passou ao longo dos anos é impressionante. De um dos pilares e responsáveis pela modernização do death metal melódico em discos como Whoracle (1997), Colony (1999) e Clayman (2000), o grupo deu um giro atordoante em seu som e inseriu elementos do metal moderno, aproximando-se do nu metal e do alternativo. Alguns curtiram, outros tantos, não. Faço parte do primeiro grupo.

Siren Charms, novo disco da banda, intensifica uma característica que vem sendo percebida em seus últimos trabalhos: a tentativa consciente, e geralmente bem sucedida, de unir os dois extremos que moldaram a carreira do In Flames até aqui. Ou seja, são canções que apresentam trechos de melodias em arranjos quebrados e com grandes doses de agressividade, resultando em um som que mostra que é perfeitamente possível trilhar, simultaneamente, estes dois caminhos que muitos pensam ser antagônicos.

Uma coisa sempre foi fato: por mais inovador que o In Flames tenha soado em diversos momentos de sua trajetória - e a banda sempre teve a inquietude artística como característica marcante -, as experimentações do grupo vieram ao mundo, invariavelmente, na forma de composições fortes e de grande qualidade. É só olhar pra trás e colocar pra rodar novamente álbuns como Come Clarity (2006) e A Sense of Purpose (2008) para perceber isso. E esse alto nível foi mantido nas músicas que estão em Siren Charms. As onze faixas do disco formam um tracklist consistente, que atesta não apenas a importância do In Flames, mas, sobretudo, a longevidade de um trabalho em constante mutação.

Colocando em palavras mais claras, pode-se dizer que Siren Charms traz um metal moderno e atual, que utiliza alguns elementos do passado para se tornar ainda mais eficiente aos ouvidos. Ou seja, música pesada contemporânea que não assusta os bangers da velha guarda - ou, pelo menos, não deveria repelir esses ouvintes.

A consistência do In Flames segue mantida com este novo trabalho, e isso é uma ótima notícia.

Ah, e a capa é linda!

Nota 7,5

Comentários

  1. Sou meio suspeito pra falar pq curto bastante In Flames,come clarity e sounds of a playground fading são ótimos na minha opinião.Gostei bastante do siren charms,apesar de preferir os que citei.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente eles têm feito um metal moderno consistente. Esse dico ficou legal.

    ResponderExcluir
  3. Putz, sou fã também de todas as fases do In Flames! Embora ache que os três últimos discos não mantem a qualidade dos anteriores. Mas nunca lançaram um disco que não fosse bom.

    Quando ouvi a Through Oblivion, pensei que pela primeira vez ouviria um álbum ruim do In Flames. Mas depois de escutar o disco inteiro algumas vezes, até que achei razoável. Mas o pior que ouvi deles, infelizmente.

    Uma exceção é a música "When the World Explodes", que é sensacional!

    Abraços,
    Vinícius - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.