Popa Chubby, aquele gordinho que toca blues

A primeira vez que ouvi falar de Popa Chubby foi na comunidade da poeira Zine no recentemente falecido Orkut. O cara era altamente recomendado por grande parte daquele povo. Como ouvinte curioso, fui conferir. E, é claro, não me arrependi.

Nascido Theodore Joseph Horowitz em 31 de março de 1960 no bairro do Bronx, em Nova York, Popa Chubby está na estrada há pelo menos duas décadas e já lançou aproximadamente vinte discos, além de alguns DVDs.

A sua música pode ser definida como um blues que vem sempre temperado com a malícia e o balanço do funk, resultando em um som dançante e com muito groove. No Rate Your Music, seus álbuns mais bem avaliados são Electric Chubbyland (2006), Gas Money (1994) e Old School (2003). Já o AllMusic manda você ouvir The Good, The Bad and The Chubby (2002), Peace Love and Respect (2004) e Stealing the Devil’s Guitar (2006). Se quiser um conselho, recomendo uma passada geral pela discografia do cara.

Um dos nomes mais respeitados e cultuados do blues “recente" (entre aspas mesmo, afinal, como já dito, são mais de duas décadas de carreira), Popa Chubby não é muito conhecido por aqui e não tem o seu trabalho muito divulgado no Brasil - posso estar enganado, mas tenho quase certeza absoluta de que nenhum de seus discos recebeu edição nacional.

E a coisa é aquela de sempre: o som do careca é legal pra caramba, um prato cheio não apenas pra quem gosta de blues mas também para quem curte o bom e velho rock and roll e a sempre bem-vinda música de qualidade.

Pra você sacar qual é a praia do gordinho, use os players abaixo como degustação e sem parcimônia.

Comentários

  1. a uns tempos atras ouvi muita vezes o tributo ao hendrix q ele fez... album triplo acredito, nao lembro mais... recomendo procurarem!!

    ResponderExcluir
  2. O Popa Chubby é muito bom, ao vivo ele é sensacional. Pra quem curte o Popa, recomendo Nuno Mindelis e Bernard Allison.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.