Pular para o conteúdo principal
Debate Collectors Room: o thrash metal está estagnado?
O thrash é uma das ramificações mais populares do metal. Surgido durante os anos 1980, teve a sua cena principal nos Estados Unidos, principalmente em São Francisco. Simultaneamente, novas bandas europeias começaram a se aventurar pelo estilo, a maioria vindas da Alemanha.
Marcado por riffs contagiantes, agressividade, velocidade e constantes mudanças de andamento, além de letras críticas e que retratavam o dia a dia da juventude da época, o gênero alcançou o seu ápice durante as décadas de 1980 e 1990 através de discos clássicos como Master of Puppets, Reign in Blood, Rust in Peace e esses outros que você está lembrando agora, enquanto lê este texto.
No entanto, já há alguns anos, percebe-se uma certa estagnação no thrash metal, com a grande maioria das bandas olhando para o passado e vivendo um revival do gênero (Toxic Holocaust, Violator e outras), enquanto algumas poucas buscam inserir elementos mais atuais no estilo, aproximando-o do groove e inserindo elementos de outros gêneros como death e black (Machine Head, Chimaira, Vektor, …).
A discussão que lançamos neste Debate Collectors Room é a seguinte: o thrash está estagnado? É possível levar o estilo para um caminho mais atual, desprendendo-o da sonoridade oitentista, tão amada pelos fãs? Que bandas estão conseguindo renovar o estilo? Quem está conseguindo soar inovador e original atualmente, dentro do thrash metal?
A sua opinião é que irá conduzir este debate. Vá até os comentários e exponha o seu ponto de vista, compartilhe os seus argumentos, e juntos vamos tentar encontrar a resposta.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.