Debate Collectors Room: consumir gêneros musicais variados faz surgir ouvintes melhores?

Veja a música da seguinte maneira: quanto mais você ouve, quanto mais você consome, mais você aprende. Sempre tive essa relação com ela, e foi essa atitude que me fez - e continua fazendo - descobrir novos sons e manter o meu ouvido sempre curioso.

Consumo predominantemente heavy metal. Mas a minha coleção está repleta de outros gêneros. Amo o jazz surpreendente de Miles Davis. Adoro funk dos anos 1970. O pop da década de 1980 foi fundamental na minha formação como ouvinte. Gosto de samba, de soul, de rock e de tudo mais. E entendo que tudo está relacionado. A desconstrução e a improvisação de um Miles me fazem entender melhor o que o Yes propõe. A agressividade do Black Sabbath me soa similar à violência de alguns artistas de jazz e fusion. Para mim, ouvir vários gêneros musicais, estilos distintos, faz surgir um ouvido melhor, mais completo, fornecendo mais subsídios para que eu possa analisar e compreender de maneira mais certeira cada disco e cada música que ouço.

Mas existe o outro lado, de pessoas que se dão por satisfeitas com apenas um gênero. Elas estão erradas? Não necessariamente, ainda que eu acredite que seja um desperdício colocar de lado 300, 400, 500 anos de evolução musical em troca de escutar sempre a mesma coisa. Mas cada um é cada um.

E ainda há um terceiro nicho, formado principalmente por ouvintes mais radicais e que vem, em sua grande maioria, do cenário do metal, que entende que um pessoa que elogiou um álbum da Lady Gaga jamais poderia analisar um disco do Behemoth - esse que vos escreve, no caso, fez as duas coisas, e gostou dos dois extremos.


Na sua opinião, manter o ouvido sempre curioso e consumir diferentes estilos e formas de música o torna um ouvinte mais completo? Participe do nosso bate-papo, da nossa troca de ideias, do nosso debate, nos comentários, e conte pra gente como você vê tudo isso.

Comentários

  1. Então, eu sou um desses malucos que curtem um pouco de tudo - ou quase tudo, incluindo gêneros e artístas completamente díspares - e acredito que este exercício mental me torna mais aberto ao mundo e às diversas possibilidades artísticas e estéticas, algo que influencia também na minha vida e na minha forma de ver o mundo.Porém, daí a dizer que isso me torna MELHOR, eu já não sei, pq me soa um pouco arrogante me considerar melhor que alguém por essa minha abertura musical.

    Aliás, posso dizer que penso e ajo diferente dos radicais, mas não me vejo como superior a eles, de jeito nenhum, até pq um dia eles podem mudar tb e, talvez, percebam o quanto outros gêneros musicais podem acrescentar de positivo a sua experiência de vida.

    Em tempo: sou baterista de uma banda de thrash metal e sempre fui envolvido com o underground metal/punk. Em outras palavras: nem todo headbanger é fechado em seu mundo, ok?

    Abraço,

    Cris

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.