Intronaut - The Direction of Last Things (2015)


Algumas bandas usam o heavy metal como uma plataforma de experimentação. Uma base sólida da qual jamais perdem contato, mesmo em seus vôos mais altos. É o caso do quarteto norte-americano Intronaut. Natural de Los Angeles, o grupo chega ao seu quinto álbum alcançando o ápice de sua trajetória até o momento.

Sucessor de Habitual Levitations (Instilling Words with Tones), de 2013, The Direction of Last Things saiu na sexta, 13 de novembro, pela Century Media. O disco traz sete faixas excelentes, que mostram a banda sempre arriscando e buscando novos caminhos. Como a excelente abertura com “Fast Worms”, onde o metal técnico e agressivo da primeira parte da canção se transforma em um trecho instrumental que é puro jazz, entregando generosas doses de deleite auditivo.

Mixado por Devin Townsend, o disco é sólido, consistente e mais resolvido que o trabalho de 2013. As ideias são processadas e traduzidas em soluções amistosas e que sempre caem bem aos ouvidos. O que quero dizer com isso é que não há aqui aquelas experimentações densas e que afastam os ouvidos não habituados com uma sonoridade específica. O Intronaut já cometeu esse deslize no passado, e hoje sabe como caminhar para frente, como evoluir, sem abrir mão de sua ambição artística e sem assustar os fãs.

Dá pra dizer, e em muitos aspectos apenas como elemento para situar o leitor, que a sonoridade atual do Intronaut traz traços de Cynic, Gojira e Between the Buried and Me, e, mais de leve, alguns toques que remetem ao Meshuggah e ao Tool. Mas isso são apenas devaneios meus. Os timbres dos instrumentos, por exemplo, trazem à mente o que o Anciients alcançou em Heart of Oak (2013), enquanto os backing vocals remetem ao Mastodon mais experimental e aventureiro dos tempos de Crack the Skye (2009).

Com performances exemplares de todos os instrumentistas, The Direction of Last Things traz o Intronaut alcançando o seu auge, o topo como banda. É o refinamento de tudo que a banda gravou em seus quatro álbuns anteriores, aqui condensando e traduzido em uma música cativante, inovadora, rica e que alia o requinte técnico com doses enormes de sentimento.

Se o Intronaut ainda não chegou aos seus ouvidos, esse é o álbum para conhecer e se apaixonar por esta banda norte-americana.

Ouça. Não há como se arrepender.


Comentários