O que quer um crítico de música, afinal de contas?


A internet deu voz à muita gente. Com as facilidades de publicação da rede, ficou muito mais simples expressar uma opinião sobre qualquer assunto. Ficou simples criar um blog e escrever sobre o que você sempre quis. No meu caso, sobre música.

Mas o que deseja quem escreve sobre música? O que essa pessoa quer expressar? Falo por mim e só por mim, então vamos lá. Sempre gostei de escrever. Ao comprar uma revista, a primeira seção que devorara eram os reviews. E, com o tempo, fui amadurecendo a ideia de colocar no papel a opinião que tinha sobre cada disco que ouvia. Só que, no caso, essa opinião acabou não indo literalmente para o papel, mas sim para a tela do computador.

Mas o que eu desejo com isso? As respostas já foram muitas, e foram mudando durante os anos. No início, era simplesmente ter o prazer de ver um texto publicado em um veículo. Depois, era a alegria de dividir o amor pela música com os leitores. Hoje, é a sensação de apresentar algo novo que me motiva a escrever. É fugir das pautas comuns, tentando sempre ir além do óbvio. É falar sobre o Iron Maiden com a mesma profundidade que falo sobre o Graveyard. É dar a mesma importância, ou pelo tentar, para nomes consagrados e também para os novos.

Qual é o papel de um crítico de música? A minha relação com os críticos que admiro foi construída ao longo dos anos. Lia os textos de um cara e gostava do que ele escrevia, de suas opiniões. De outro, curtia o estilo de escrever. De alguns, as opiniões nunca batiam com a minha, mas sabia que o cara que estava lá do outro lado tinha um conhecimento enorme sobre música e que, mesmo não concordando com ele, havia muito que aprender com o sujeito. Com o tempo, fui identificando aqueles caras cuja opinião batia mais com o que eu pensava, e fui pesando mais a opinião destes indivíduos na hora de ler um review sobre um álbum. É uma espécie de relação de confiança construída entre o crítico e o leitor. Algo que, depois de mais de 10 anos nessa aventura de colocar em palavras o que a música me faz sentir, tenho a oportunidade de também receber de volta dos meus próprios leitores.

É justamente essa troca com os leitores, esse retorno, que se transforma no combustível para manter tudo funcionando. Já desanimei, já parei de escrever por alguns períodos, mas o retorno é sempre tão positivo que não dá pra ficar longe. 

O que eu quero, atualmente, é apenas continuar fazendo com prazer e certa qualidade algo que é fundamental para mim: ouvir música e escrever sobre ela.

Afinal, a vida fica muito mais completa e interessante com uma bela trilha sonora.

Comentários