Eddie Vedder estreia turnê solo com show repleto de citações a Chris Cornell


Criticado por não ter dado nenhuma declaração a respeito da morte de Chris Cornell e nem por estar presente na cerimônia de adeus ao amigo, Eddie Vedder está na Europa (olha aí o motivo pela ausência no funeral que ocorreu na sexta, em Los Angeles), onde realizou na noite deste sábado, 27/05, o primeiro show de uma turnê solo.

A apresentação aconteceu em Amsterdã e foi cheia de referências ao falecido vocalista do Soundgarden. Vedder subiu ao palco acompanhado por Glen Hansard, ator e músico irlandês, e realizou um show predominantemente acústico. Segundo relatos dos presentes, o concerto foi marcado por forte emoção, com o vocalista do Pearl Jam claramente emocionado com a perda de Cornell.

O setlist contou com uma versão para “The Needle and the Damage Done”, canção de Neil Young que fala sobre o vício em heroína, problema bastante comum entre a geração de músicos de Seatlle. “Rockin' in the Free World”, outra do bardo canadense, também foi executada no show.


Um integrante do fórum oficial do Pearl Jam postou a mensagem abaixo relatando como foi o show: "O show foi basicamente inteiro sobre Chris ,sem mencioná-lo diretamente. Ficou claro que Eddie não conseguia falar a respeito do assunto de forma clara. Ele falou um pouco sobre como o processo de cura pode começar com a música e fez várias referências a como estava triste e como ele e seus amigos estavam lutando. Honestamente, foi a performance mais corajosa que eu já vi. Às vezes parecia que ele estava a uma ou duas palavras de cair em lágrimas. Ele resmungou mais que o comum, bateu o pé violentamente no chão em ‘Immortality’ e outras canções, e após ‘The End’ eu achei que ele estava pronto para sair do palco e não voltar mais. Houve momentos engraçados e ele continuou com a segunda metade. Dava pra ouvir a resposta emocionante da plateia quando ‘Light Years’ começou. Em uma parte de ‘Sometimes’ ele gritou ‘Onde você estava, querido Deus?’ Foi de partir o coração”.

Eddie Vedder é o último vocalista vivo das grandes bandas vindas de Seattle que definiram o grunge. Kurt Cobain faleceu em abril de 1994, Layne Staley em abril de 2002 e Chris Cornell em maio de 2017.

O show contou com o setlist abaixo:

1 Long Road (Pearl Jam)
2 Trouble (Cat Stevens cover)
3 Sometimes (Pearl Jam)
4 Can’t Keep (Pearl Jam)
5 Sleeping by Myself
6 Without You
7 Longing to Belong (com Jonas Pap)
8 The Needle and the Damage Done (Neil Young cover)
9 I Am Mine (Pearl Jam)
10 Light Years (Pearl Jam)
11 Good Woman (Cat Power cover)
12 Far Behind
13 No Ceiling
14 Guaranteed
15 Rise
16 I’m Open (Pearl Jam)
17 Better Man (Pearl Jam)
18 Immortality (Pearl Jam)
19 Porch (Pearl Jam)

Bis:
20 I’m So Tired (Fugazi cover)
21 Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town (Pearl Jam)
22 Imagine (John Lennon cover)
23 Heroes (David Bowie cover) (Parcial)
24 Just Breathe (Pearl Jam)
25 Lukin (Pearl Jam)
26 Song of Good Hope (Glen Hansard cover) (com Glen Hansard)
27 Falling Slowly (The Swell Season cover) (com Glen Hansard)
28 The End (Pearl Jam)

Bis 2:
29 Rockin’ in the Free World (Neil Young cover)
30 Hard Sun (Indio cover) (com Glen Hansard)


Comentários