Kim Thayil fala sobre os planos futuros do Soundgarden


Antes da trágica morte de Chris Cornell, o guitarrista do Soundgarden, Kim Thayil, conversou com a Rolling Stone sobre os planos futuros da banda, e o papo rendeu pistas do que vem por aí para os fãs do grupo - ainda que, evidentemente, o falecimento de Cornell possa mudar o ritmo das coisas.

O Soundgarden estava em estúdio gravando o sucessor de King Animal (2012), em sessões que aconteciam há meses e que eram marcadas conforme a disponibilidade dos músicos. Além da carreira solo de Chris Cornell, o baterista Matt Cameron divide o seu tempo entre a banda e o Pearl Jam, o que gera um constante conflito de agendas. Segundo Kim: “Nós procuramos oportunidades onde nós quatro estamos disponíveis, e então nos reunimos e mostramos uns aos outros o que temos. Nesse processo, as colaborações surgem e vemos o que pode ou não render. Há algumas músicas bem boas. Tanto Chris quanto Matt tem coisas excelentes. Documentamos algumas faixas durante os ensaios, e algumas ainda estão no estágio de demo, enquanto outras estão em seu desenvolvimento inicial ainda. Há estágios diferentes do processo de composição em andamento no momento”.

Além do novo álbum, o Soundgarden estava considerando o lançamento de edições expandidas e remasterizadas dos discos Badmotorfinger na primavera e de Ultramega OK no início de 2018. Kim Thayil revelou que há alguns tesouros nos arquivos da banda que merecem chegar aos ouvidos dos fãs. “Há um bom número de gravações que nunca foram lançadas. Temos registros com o baterista anterior que não nos agradaram plenamente. Há coisas que gravamos com Jack Endino e não colocamos em nenhum disco. O EP Screaming Life, por exemplo, era pra ser um disco completo e foi gravado assim, mas a Sub Pop optou por lançar no formato EP, então tem coisas dele ainda inéditas”.
Finalizando, é bastante provável que o Soundgarden seja indicado ao Rock and Roll Hall of Fame em breve. Depois de assistir Matt Cameron subindo ao palco com o Pearl Jam na cerimônia deste ano, Thayil declarou que o Soundgarden também merece estar ali: “Acho que nós, o Alice in Chains, o Mudhoney e o Screaming Trees tivemos muito sucesso e certamente superamos um grande número de artistas que já estão no RARHOF. Mas estamos sujeitos ao julgamento de outras pessoas, então é algo mais complicado. Acho que seria legal se algo nessa linha acontecesse, mas o fato é que isso não reflete o que conquistamos crítica e comercialmente com o nosso trabalho”.

Comentários