Mais de um leitor já escreveu reclamando do excesso de coletâneas nesta seção da revista. Ora, assim como existem LPs básicos, há uma quantidade infinitamente superior de singles abençoados. O velho e bom compacto simples é o veículo pop por excelência. E os grandes artesãos do gênero tem de ser caçados em antologias.
Os Temptations são um caso extremo e seus melhores momentos só caberiam mesmo num disco triplo como este. Não surpreende que, em pesquisa feita este ano pela revista Entertainment Weekly, o grupo tenha sido eleito o quinto melhor de todos os tempos - atrás apenas de Beatles, Stones, Beach Boys e Led Zeppelin. Obviamente, são eles os Beatles da população negra dos EUA.
Não é só a quantidade de hits clássicos que torna um disco pequeno para estes monstros do soul. Existem pelo menos dois diferentes sons sob a marca registrada Temptations. Um é doce, enxuto, aerodinâmico e mortalmente romântico - forjado entre 1963 e 1966, quando 99% do material era composto e produzido pelo laureado poeta (e vice-presidente da Motown) William "Smokey" Robinson. "My Girl" diz tudo.
Essa simples divisão funcionaria perfeitamente, não fosse bagunçada pelas mudanças na formação do quinteto. Inicialmente batizados de Primes, se anunciavam como o único grupo vocal com cinco solistas: os fundadores Eddie Kendricks (tenor) e Paul Williams (barítono), mais Otis Williams (barítono/segundo tenor), Melvin Franklin (baixo) e Eldridge Bryant (barítono). Com essa formação gravaram quatro compactos - os dois últimos já pela Motown.
Os passos decisivos vieram com a entrada da David Ruffin no lugar de Bryant e a entrega do grupo aos cuidados de Smokey Robinson. Lançado em janeiro de 1964, "The Way You Do the Things You Do" - o terceiro compacto com Ruffin - chegou ao 11° posto do Hot #100 dando os arremates finais na fórmula mágica. Piano e palmas reforçando o bumbo, leveza e alegria na melodia e letra típicas de Smokey, a cama macia dos vocais para o célebre falsete de Eddie Kendricks planar até o Olimpo.
Não é só a quantidade de hits clássicos que torna um disco pequeno para estes monstros do soul. Existem pelo menos dois diferentes sons sob a marca registrada Temptations. Um é doce, enxuto, aerodinâmico e mortalmente romântico - forjado entre 1963 e 1966, quando 99% do material era composto e produzido pelo laureado poeta (e vice-presidente da Motown) William "Smokey" Robinson. "My Girl" diz tudo.
O outro é áspero e explora as possibilidades de um estúdio com megalomania maior que a de Phil Spector - é a fase 1967-1972, sob o comando de Norman Whitfield. Culmina com a inesquecível introdução em cinemascope de "Papa Was a Rolling Stone". Os puristas preferem, claro, a era Smokey, mas (1) os puristas são sempre um saco; (2) em Whitfield, sob influência de Curtis Mayfield e Sly Stone, estão os embriões de toda a transição soul/disco do início dos anos 1970: Isaac Hayes, Barry White, Gamble & Huff.
Essa simples divisão funcionaria perfeitamente, não fosse bagunçada pelas mudanças na formação do quinteto. Inicialmente batizados de Primes, se anunciavam como o único grupo vocal com cinco solistas: os fundadores Eddie Kendricks (tenor) e Paul Williams (barítono), mais Otis Williams (barítono/segundo tenor), Melvin Franklin (baixo) e Eldridge Bryant (barítono). Com essa formação gravaram quatro compactos - os dois últimos já pela Motown.
Os passos decisivos vieram com a entrada da David Ruffin no lugar de Bryant e a entrega do grupo aos cuidados de Smokey Robinson. Lançado em janeiro de 1964, "The Way You Do the Things You Do" - o terceiro compacto com Ruffin - chegou ao 11° posto do Hot #100 dando os arremates finais na fórmula mágica. Piano e palmas reforçando o bumbo, leveza e alegria na melodia e letra típicas de Smokey, a cama macia dos vocais para o célebre falsete de Eddie Kendricks planar até o Olimpo.
Como em toda a era de ouro da Motown, nunca é demais enfatizar a genialidade de sua banda cativa, os Funk Brothers. Earl Van Dyke (piano), Marv Taplin e Robert White (guitarras), Benny Benjamin (bateria) e James Jamerson (reconhecido hoje como o inventor da "linha de baixo") tinham uma sólida formação jazzística que jamais transparecia: só importavam os ganchos rítmicos e melódicos, em canções que pareciam compostas exclusivamente de refrãos. Isto, claro, até Norman Whitfield subverter completamente o "som Motown", já com a segunda geração dos Funk Bros, marcada pela guitarra de Melvin Ragin, mais conhecido como Wah-Wah Watson.
Outro ingrediente essencial era a voz rouca de David Ruffin, um dos grandes cantores soul. Logo após seu maior momento com o grupo, "Just My Imagination" (1971), saiu e se deu bem, principalmente com o megahit "Keep On Truckin´". Mas a linha de montagem da Motown era mais sólida. Damon Harris cantava igualzinho a Kendricks, assim como Dennis Edwards substituíra Ruffin à altura, em 1968. Os Temptations só perderam a graça quando Whitfield perdeu o interesse pelo grupo.
B1. My Baby - 2:57
B2. Don't Look Back - 2:53
B3. Get Ready - 2:37
B4. Ain't Too Proud to Beg - 2:32
B5. Beauty Is Only Skin Deep - 2:21
B6. (I Know) I'm Losing You - 2:26
B7. All I Need - 2:59
C1. You're My Everything - 2:59
C2. (Loneliness Made Me Realize) It's You That I Need - 2:36
C3. I Wish It Would Rain - 2:51
C4. I Truly, Truly Believe - 2:43
C5. I Could Never Love Another (After Loving You) - 3:15
C6. Please Return Your Love to Me - 2:21
C7. Cloud Nine - 3:15
D1. Runaway Child, Running Wild - 4:30
D2. Don't Let the Joneses Get You Down - 4:15
D3. I Can't Get Next to Your - 2:53
D4. Psychedelic Shack - 3:53
D5. Ball of Confusion (That's What the World Is Today) - 4:04
E1. Funky Music Sho' Nuff Turns Me On - 2:57
E2. I Ain't Got Nothing - 3:30
E3. Ol' Man River - 4:24
E4. Try to Remember - 3:02
E5. The Impossible Dream - 5:31
E6. I'm Gonna Make You Love Me - 2:40
F1. Just My Imagination (Running Away With Me) - 3:39
F2. Superstar (Remember How You Got Where You Are?) - 2:52
F3. Mother Nature - 2:59
F4. Love Woke Me up This Morning - 2:38
F5. Papa Was a Rollin' Stone - 6:58
Faixas:
A1. The Way You Do the Things You Do - 2:37
A2. I'll Be in Trouble 2:52
A3. The Girl's Alright with Me - 2:49
A4. Girl (Why You Wanna Make Me Blue) - 2:10
A5. My Girl - 2:55
A6. It's Growing - 2:57
A7. Since I Lost My Baby - 2:49
A1. The Way You Do the Things You Do - 2:37
A2. I'll Be in Trouble 2:52
A3. The Girl's Alright with Me - 2:49
A4. Girl (Why You Wanna Make Me Blue) - 2:10
A5. My Girl - 2:55
A6. It's Growing - 2:57
A7. Since I Lost My Baby - 2:49
B1. My Baby - 2:57
B2. Don't Look Back - 2:53
B3. Get Ready - 2:37
B4. Ain't Too Proud to Beg - 2:32
B5. Beauty Is Only Skin Deep - 2:21
B6. (I Know) I'm Losing You - 2:26
B7. All I Need - 2:59
C1. You're My Everything - 2:59
C2. (Loneliness Made Me Realize) It's You That I Need - 2:36
C3. I Wish It Would Rain - 2:51
C4. I Truly, Truly Believe - 2:43
C5. I Could Never Love Another (After Loving You) - 3:15
C6. Please Return Your Love to Me - 2:21
C7. Cloud Nine - 3:15
D1. Runaway Child, Running Wild - 4:30
D2. Don't Let the Joneses Get You Down - 4:15
D3. I Can't Get Next to Your - 2:53
D4. Psychedelic Shack - 3:53
D5. Ball of Confusion (That's What the World Is Today) - 4:04
E1. Funky Music Sho' Nuff Turns Me On - 2:57
E2. I Ain't Got Nothing - 3:30
E3. Ol' Man River - 4:24
E4. Try to Remember - 3:02
E5. The Impossible Dream - 5:31
E6. I'm Gonna Make You Love Me - 2:40
F1. Just My Imagination (Running Away With Me) - 3:39
F2. Superstar (Remember How You Got Where You Are?) - 2:52
F3. Mother Nature - 2:59
F4. Love Woke Me up This Morning - 2:38
F5. Papa Was a Rollin' Stone - 6:58
Texto escrito por José Augusto Lemos e publicado na Bizz #076, de novembro de 1991
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