Minha Coleção: o incrível paredão de discos de Ronaldo Martins


Ronaldo, conversamos pela primeira vez em setembro de 2009. Passado todo esse tempo, acho que vale a pena fazer tudo de novo. De colecionador pra colecionador, faça uma breve apresentação para os nossos leitores.

Fala galera, meu nome é Ronaldo Martins, colecionador maníaco, aficcionado por música e guitarrista das bandas Biffs of Hill Valley e Masmorra. Tenho 38 anos de idade e já estou nessa loucura há 24 anos. Sou empresário e meu top 3 é: Kiss, Alice Cooper e Twisted Sister. Daí pra baixo, varia (risos).

Quantos discos você tem em sua coleção? 

Hoje estou com exatamente 4.036 CDs, 346 vinis, 124 DVDs e 98 Blu-Rays, depois da última contagem oficial.

O quanto a sua coleção cresceu de 2009 pra cá?

Quase nada, só dobrou de tamanho (risos).

Quando você começou a colecionar discos?

Comecei aos 14 anos de idade, com meu primeiro salário. Fui à defunta Flash Discos no shopping center em busca de um disco de alguma das bandas que eu estava conhecendo via MTV.

Você lembra qual foi o seu primeiro disco? Ainda o tem em sua coleção?

Claro, que tipo de colecionador seria eu se não lembrasse da minha moedinha número 1? O primeiro disco foi o III Sides to Every Story do Extreme, e no mesmo dia peguei também o Scream in Blue do Midnight Oil.


Quando caiu a ficha e você percebeu que não era só um ouvinte de música, mas sim um colecionador de discos?

Quando eu fui à Disney em 1996 se me lembro bem, e não consegui sossegar enquanto não comprei TODA a discografia do Kiss. Percebi que tinha algo errado comigo (risos).

Como você organiza a sua coleção? Por ordem alfabética, de gêneros ou usa algum outro critério?

Muito simples: bandas em ordem alfabética, e dentro das bandas, em ordem de lançamento. Hoje, graças à tecnologia, uso um app chamado Music Collector que me ajuda a manter tudo em ordem e catalogado. É uma mão na roda, ele é mobile, faço os lançamentos através do código de barra. Apaguei minha planilha de Excel.

Onde você guarda a sua coleção? Foi preciso construir um móvel exclusivo pra guardar tudo, ou você conseguiu resolver com estantes mesmo?

Sim, fiz uma estante só pra isso, que dá pra ver nas fotos que enviei, mas já vou precisar mudar tudo porque os CDs já ocuparam todo o espaço e estou empilhando provisoriamente em uma prateleira ao lado dos DVDs. Tá dando desespero já!

Que dica de conservação você dá para quem também coleciona discos?

Caixinhas de CDs e capas de vinil dentro do plastiquinho, cuidado com os dedinhos gordurosos e jamais, JAMAIS deixar qualquer outra pessoa encostar nas suas peças.


Você já ouviu tudo que tem? Consegue ouvir os títulos que tem em sua coleção frequentemente?

Ainda faltam alguns itens pra ouvir, cerca de 20 apenas. Para ouvir minha coleção toda são necessários mais de quatro anos no meu ritmo.

Qual o seu gênero musical favorito e a sua banda preferida?

Difícil falar em gênero favorito no meio de tanta coisa, mas destaco o rock, o hard setentista e o heavy metal. Minha banda favorita sempre foi e sempre será o Kiss!

De qual banda você tem mais itens em sua coleção?

Kiss, sem sombra de dúvida. Possuo todos os lançamentos oficiais e vários bootlegs de turnês não lançados, tanto em CD quanto em vinil

Quais são os itens mais raros, e também aqueles que você mais gosta, na sua coleção?

Os mais raros hoje são a versão de capa holográfica do Psycho Circus e a versão Walmart do Sonic Boom, pelos quais já me foram oferecidos algumas quantias obscenas de dinheiro.

Você é daqueles que precisa ter várias versões do mesmo disco em seu acervo, ou se contenta em completar as discografias das bandas que mais curte?

Depende. Sempre procuro ter a versão mais completa, porém, se versões diferentes tem músicas diferentes, acabo ficando sempre com mais de uma versão.

Além de discos (CDs, LPs), você possui alguma outra coleção?

Desde que voltei a tocar guitarra iniciei uma modesta coleção das mesmas, que, além da Ibanez PS2-Ltd do Paul Stanley, ainda não tem nada muito raro. Mas eu chego lá.


Em uma época como essa, onde as lojas de discos estão em extinção, como você faz para comprar discos? Ainda frequente alguma loja física ou é tudo pela internet?

Nada, super tranquilo conseguir encontrar coisas boas em lojas físicas. Para vinis, o Big Papa da Nova Barão é imbatível. Para CDs, o Carlão da Animal Records na Galeria do Rock é insuperável.

Que loja de discos você indica para os nossos leitores? 

Animal Records na Galeria do Rock.

Qual foi o lugar mais estranho em que você já comprou discos?

Uma pequeníssima lojinha com cheiro de mofo no centro velho de Estocolmo, onde encontrei bootlegs maravilhosos!

O que as pessoas pensam da sua coleção de discos, já que vivemos um tempo em que o formato físico tem caído em desuso e a música migrou para o formato digital?

Grande parte das minhas amizades é do meio dos maníacos como eu, então o que eles acham estranho é eu só ter 4.000 CDs (risos)! Mas alguns amigos mais "seculares" acham um absurdo eu ainda ter vinil.

Você se espelha em alguma outra coleção de discos, ou outro colecionador, para seguir com a sua? Alguém o inspira nessa jornada?

Não, coleção é muito pessoal e eu a tenho simplesmente porque ainda amo o formato físico. Mas na descoberta de boas bandas tenho o auxílio dos meus "amigos do rock" como nos referimos a nós mesmos, sendo a figura  mais notável meu irmão Regis Tadeu.

Qual o valor cultural, e não apenas financeiro, que você vê em uma coleção de discos?

Quem coleciona discos não encara a música de forma efêmera ou descartável, mas sim como uma experiência, como uma viagem dentro da mente do artista. Eu acho inadmissível ouvir músicas aleatórias, acredito que cada disco conte uma história quando você o ouve na ordem, de cabo a rabo, e que, muitas vezes, o artista quer te passar uma experiência com a sequência colocada no disco e isso se perde um pouco no formato digital e nessa geração que "consome" ao invés de ouvir.


Vai chegar uma hora em que você vai dizer "pronto, tenho tudo o que queria e não preciso comprar mais discos", ou isso é uma utopia para um colecionador?

Não. Eu achei várias vezes que esse limite havia chegado, só pra quebrar a cara dois dias depois descobrindo uma nova banda ou com alguma amigo apresentando algo antigo que eu ainda não conhecia.

O que significa ser um colecionador de discos?

Significa amar a música acima da conveniência, amar a experiência e a viagem de curtir um disco por inteiro, a experiência da caçada por aquele item raro que está na sua lista há mais de cinco anos. Significa respeitar música e artista e ter um token dessa apreciação na sua casa.

O que significa pra você ter mostrado e voltar a mostrar a sua coleção aqui na Collectors Room?

É sempre maravilhoso. Adoro a página e já me diverti muito com as outras matérias. E também é uma pequena massagem no ego, já que do que adianta você ter a Monalisa na parede de casa e não poder mostrar pra ninguém?

Pra fechar: o que você está ouvindo e o que recomenda para os nossos leitores?

Entrei numa viagem louca pelas bandas de black metal mais técnicas e de melhor produção, como Behemoth, Vader, Dimmu Borgir e Watain, coisas que eu não gostava muito antes mas aprendi a curtir, e sugiro que a galera dê uma chance.

Comentários