Quadrinhos: Y, O Último Homem - Edição de Luxo Livro Três, de Brian K, Vaughan e Pia Guerra


Dando sequência à republicação de Y: O Último Homem, a Panini lançou o terceiro volume da edição de luxo da série escrita por Brian K. Vaughan (Saga, Os Leões de Bagdá, Ex Machina) e ilustrada por Pia Guerra (Canário Negro: O Som e a Fúria, DC Convergência). Este encadernado dá sequência às histórias apresentadas nos volumes 1 e 2 desta coleção, publicados em setembro de 2015 e em julho de 2016 respectivamente, e compila os números 24 a 36 da revista original (no total, foram 60 edições). A edição de luxo da Panini está seguindo a Deluxe Edition norte-americana, onde a série foi compilada em cinco volumes - ou seja, temos ainda mais dois livros pela frente.

Y: O Último Homem - Edição de Luxo Livro Três é um encadernado em capa dura no formato 19x28 cm, 320 páginas e papel couché. A trama acompanha as consequências de um mundo onde todos os homens e seres do sexo masculino morreram subitamente de uma causa desconhecida. Apenas um sobreviveu: o jovem Yorick Brown, bem como o seu macaco Ampersand. 

Neste terceiro volume acompanhamos a continuação da road trip do trio formado por Yorick, pela doutora Allison Mann e pela Agente 355 pelos Estados Unidos em busca das razões e cura para todo esse processo. No caminho os três cruzam com diversas situações complicadas, frutos de um inspirado exercício de imaginação realizado por Vaughan e Guerra, que conceberam, através de uma ótima pesquisa, as possíveis realidades que a extinção de todos os homens poderia causar.

Este terceiro arco deixa em segundo plano as amazonas urbanas que emergiram nos dois primeiros, focando mais no relacionamento de Yorick com a dupla que o acompanha e também com sua irmã, Hero. Além disso, somos apresentados a pontuais flashbacks em que o último homem da Terra recorda a sua relação com Beth, sua noiva, que está literalmente no outro lado do mundo, na Austrália.


A série segue apresentando um mundo caótico e com diversos conflitos pelo poder, onde a morte de grande parte dos líderes mundiais e o caos pela extinção dos homens literalmente mudou e dificultou o acesso aos serviços prestados por diversas profissões dominadas pelo sexo masculino, passado pelos transportes e chegando até serviços como a polícia e o próprio sistema de saúde. 

A naturalidade dos diálogos escritos por Vaughan torna ainda mais próxima a distopia apresentada pela série, transmitindo um clima de autenticidade e veracidade que inegavelmente levanta diversos pontos de questionamento no leitor. Já a arte da ilustradora canadense Pia Guerra segue exemplar, com um traço elegante e limpo que enche os olhos a cada virada de página. Aliás, a dupla usa e abusa da linguagem das HQs para explorar aspectos só possíveis nessa mídia, como a condução do foco da narrativa para pontos específicos da arte, sequências que se revelam apenas após as viradas de página e belas splash pages que funcionam como elementos narrativos.


Eu não li Y: O Último Homem quando a série foi publicada anteriormente aqui no Brasil, nos dez encadernados de capa cartão que a Panini lançou entre 2009 e 2012. Estou tento o meu primeiro contato com a série somente agora, com essas edições deluxe (que compilam cada uma dois volumes dos encadernados cartonados lançados anteriormente). E o que eu posso dizer é que trata-se de uma das melhores histórias em quadrinhos que já tive contato na vida. Muito além do universo de super-heróis ou dos personagens para o público infantil, Y: O Último Homem é uma história complexa e cheia de camadas, onde cada nova leitura revela um significado mais abrangente e completo.

A Panini ainda não anunciou quando os dois últimos volumes serão lançados, mas não deve demorar muito. Enquanto isso, aproveite que os três já publicados são facilmente encontrados em livrarias e bancas, além da internet, e compre. É uma história incrível e que certamente estará entre as preferidas da sua jornada como leitor de HQs.

Comentários