Charlee, a joia perdida do hard rock canadense


O primeiro e único disco do power trio canadense Charlee é um dos itens mais desejados pelos apreciadores e colecionadores do chamado hardão setentista. Liderado pelo lendário guitarrista italiano Walter Rossi, o Charlee cometeu em seu único registro uma obra-prima do gênero.

Rossi, exímio instrumentista, teve passagens marcantes pela banda de Wilson Pickett e pelo Buddy Miles Express, onde em 1970 gravou a primeira versão do maior sucesso de Miles, "Them Changes", poucos meses antes de Buddy aceitar o convite de Jimi Hendrix e integrar a Band of Gypsys. Aliás, para muitos pesquisadores, a versão de Hendrix para "Them Changes", que está no álbum Band of Gypsys, contém um solo muito semelhante ao que Rossi havia gravado anteriormente, o que demonstra o quanto o músico italiano radicado no Canadá estava à frente do seu tempo.

As oito faixas do único LP do Charlee apresentam um hard rock pesadíssimo, com claras e gigantes influências de Hendrix no modo de Rossi tocar a sua guitarra. O disco abre com a instrumental "Wizzard", um hard blues cósmico - como bem definiu o amigo Bento Araújo, da poeira Zine - de cair o queixo. Na sequência temos a hendrixiana "Lord Knows I´ve Won", repleta de groove e com um mojo irresistível. O riff de abertura de "Just You and Me" é mais uma prova do talento de Rossi, enquanto "A Way to Die" é uma balada de uma beleza tocante, demonstrando em seus solos e melodias a enorme sensibilidade e intimidade de Walter Rossi com o seu instrumento.

"Let´s Keep Silent" é outra composição onde podemos sentir a influência de Jimi Hendrix no estilo de Rossi. Com um balanço contagiante, é uma espécie de hard funk repleto de malícia, com Walter debulhando no wah-wah. "Wheel of Fortune Turning" espanta pelo peso absurdo, enquanto "It Isn´t the First Time" aposta mais uma vez no balanço e tem um certo tempero latino.



O álbum foi lançado em 1972 no Canadá e apenas em 1976 nos Estados Unidos, sendo que a edição norte-americana é a mais conhecida e tem uma capa diferente da original, com uma ilustração de Rossi, do baixista Jack Geisinger e do batera Mike Driscoll que lembra o estilo do cartunista Robert Crumb. As duas são difíceis de serem encontradas em vinil, mas a edição canadense é a mais valorizada e rara, um verdadeiro objeto de desejo entre os colecionadores.

Segundo dados do Discogs, o disco ganhou uma primeira edição em CD em 1995 pela gravadora alemã Buy or Die Records. Já em 2014 a inglesa Aurora relançou o disco também em CD.

Resumindo: o Charlee foi um grupo sensacional, liderado por um músico incrível, mas que, infelizmente, ficou pelo caminho, não alcançando o reconhecimento e a importância que merecia. Um erro que podemos consertar com o tempo. E aí, topam esse desafio junto comigo? Então ouça o disco no player abaixo e compartilhe as suas impressões sobre o álbum nos comentários.



Como a banda não vingou, Walter Rossi saiu em carreira solo e lançou uma série de bons discos durante os anos 1970 e 1980. Mais recentemente, o guitar hero retomou a carreira e soltou alguns álbuns nos anos 2000. Para quem ficou curioso sobre esses discos, eles estão disponíveis no Spotify, aqui neste link.

Comentários

  1. Conheci essa pepita aqui, uns tempos atrás... Sensacional... Aliás, essa seção do blog é extraordinária.. Parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.