Como foi a ComicCon Floripa 2017


Aconteceu neste feriado de 7 de setembro a primeira edição da ComicCon Floripa, evento dedicado aos quadrinhos e cultura pop que reuniu os aficionados por HQs na capital catarinense. A CCFloripa teve como local o Hotel Castelmar, no centro, bem em frente à Praça Hercílio Luz, e teve uma ótima recepção.

A CCFloripa contou com 5 auditórios com programações independentes entre às 14h e às 21h30 do feriado. A BatCaverna teve estantes e artistas, a Escola Xavier contou com palestras, a Cantina Mos Eisley teve lancheria e concurso de cosplay, o Hell teve exibição de curtas de terror e suspensa e a Valhalla contou com workshops de teatro e quadrinhos. Além disso, havia um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro e também uma área para jogos eletrônicos.








Foram dezenas de artistas presentes no Artists Alley, sempre a principal atração de um evento como esse. É muito legal e gratificante para um leitor encontrar o autor de suas obras favoritas, e também para o artistas trocar uma ideia com o seu público. Entre os presentes, destaque para Daniel HDR (desenhista brasileiro com trabalhos publicados para a Marvel, DC e Image), Felipe Cagno (autor do recém lançado Escolhas), Alice Monstrinho (talento de Florianópolis que vem alcançando cada vez mais destaque com seus simpáticos monstros) Lucas Ferreyra (dono de um traço absolutamente incrível), Julius Ckvalheiyro (seus álbuns sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial são excelentes e leituras necessárias para esses tempos cada vez mais estranhos em que vivemos) e o casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko (autores da série Quadrinhos A2). Além disso, muitos ilustradores estavam expondo seus trabalhos e vendendo HQs, pôsteres, ilustrações e vários materiais, proporcionando uma ótima oportunidade para quem ama a nona arte e quer ir além dos grandes títulos das principais editoras.

Outro dos pontos legais do evento foi o grande estante de vendas da Joreli, principal banca de quadrinhos de Florianópolis. Com descontos de 20% ou mais em todos os títulos, foi um ótimo lugar para pescar itens interessantes para a biblioteca. Passando por lá peguei duas HQs que queria há um certo tempo: Wilson, de Daniel Clowes, e Como Falar Com Garotas em Festas, do trio Neil Gaiman, Fábio Moon e Gabriel Bá.



Um dos acertos da ComicCon Floripa foi, como evento iniciante que é, dar um passo de cada vez. Assim, não tivemos superstars internacionais batendo ponto, mas a organização do evento (que estava muito bem feito, diga-se de passagem) apostou as suas fichas em trazer para Florianópolis alguns dos nomes mais importantes e referenciais do cenário nacional. Assim, tivemos Sidney Gusman, editor da Maurício de Sousa Produções e provavelmente a maior autoridade de quadrinhos deste país tropical, compartilhando a sua simpatia e o seu conhecimento com o público. Aliás, Sidney foi homenageado pela organização, recebendo a primeira Comenda Kirby, que será entregue em toda edição a uma personalidade diferente.

A vinda dos três principais canais de quadrinhos brasileiros para a CCFloripa também foi uma tremenda bola dentro. O divertido e enciclopédico trio do Pipoca & Nanquim (Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes) rendeu ótimos papos e foi muito bom finalmente conhecer pessoas que há anos fazem parte do meu dia a dia como leitor de quadrinhos. Fernando Bedin do Central HQs veio direto do Paraná e trocou ideias com todo mundo, e mostrou que sabe muito sobre o assunto. E o Vinícius do 2Quadrinhos também estava, sempre atento a tudo e de olho nas mesas dos artistas. No final, todos participaram de um grande bate-papo com os presentes.


A primeira edição da ComicCon Floripa foi bastante positiva. Trata-se de um evento ainda pequeno, mas que começou com o pé direito. A ótima receptividade mostra que há público aqui em Florianópolis para atrações deste tipo. Dando um passo de cada vez, a CCFloripa tem tudo para ser um evento permanente no circuito brasileiro de quadrinhos. O primeiro passo foi muito bem dado. Contem comigo para os próximos!







Comentários