Nova fábrica de discos de vinil começa a funcionar em São Paulo


Tem banda e quer que o seu álbum seja prensado em vinil? Então preste atenção nessa novidade: a Vinil Brasil, nova fábrica de discos de vinil com sede no bairro Barra Funda, em São Paulo, inaugurou nesta terça, 26/09. A ideia é oferecer a prensagem de discos de 7 e 12 polegadas para bandas, músicos, selos e gravadoras, em mais uma opção para um mercado que tem crescido muito nos últimos anos.

O projeto da fábrica, idealizado pelo poeta, músico, compositor e DJ, Michel Nath, começou no final de 2014, quando Michel ficou sabendo da existência de sete prensas abandonadas num ferro-velho. O maquinário que foi da antiga fábrica da Continental ficou inativo por 20 anos num galpão, além de mais um ano ao relento no local onde foram encontradas. “Quando eu vi a oportunidade de reativar as prensas, vislumbrei a possibilidade de, com elas em atividade, gerar um novo momento na cena musical brasileira”, conta Michel.


Com a mão de obra de antigos funcionários da Radio Corporation of America (RCA), maior fábrica de discos que já funcionou no Brasil, mesclado ao trabalho de novos funcionários da área de tecnologia industrial, as máquinas receberam tecnologia atual. Além da reforma, também está sendo realizada a modernização mecânica, eletrônica e de processos, para que os discos produzidos tenham qualidade equiparável às melhores fábricas do mundo.

No portfólio de títulos já produzidos pela Vinil Brasil estão as edições em vinil de álbuns como A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares; MM3, do trio Metá Metá; Dancê, de Tulipa Ruiz; e o box com quatro compactos Onisciente Coletivo, do Ratos de Porão, entre outros.

Para quem quer conhecer mais sobre a Vinil Brasil, vale uma visita no site da empresa.



Comentários