Quadrinhos: The Wicked + The Divine, de Kieron Gillen e Jamie McKelvie


The Wicked + The Divine é uma história em quadrinhos publicada desde 2014 pela Image Comics e que chegou ao Brasil no final de 2016 pela Geektopia, selo da editora Novo Século dedicado às HQs. Criada pelo roteirista Kieron Gillen (X-Men, Thor, Star Wars: Darth Vader) e ilustrada por Jamie McKelvie (Cable, Invencível Homem de Ferro, Defensores), a série é uma das mais premiadas publicações lançadas nos últimos anos.

A trama conta a história de deuses milenares vindos de variados panteões que de 90 em 90 anos voltam ao mundo reencarnados em jovens garotos e garotas. E com um detalhes: ao assumir seu novo corpo, a identidade condena o hospedeiro a apenas dois anos de vida.

No mercado norte-americano, The Wicked + The Divine já conta com 31 edições mensais e duas especiais, compiladas em cinco encadernados. No Brasil a série está sendo publicada pela Geektopia, que trouxe os dois primeiros volumes para as bancas e livrarias. O volume 1 foi lançado em dezembro de 2016 e reúne os 11 primeiros números. Já o segundo, que possui o subtítulo de Fandemônio, saiu em setembro e também vem com mais onze edições.


Em uma primeira leitura, a série emerge como uma grande crítica à cultura do narcisismo que vivenciamos atualmente, onde o “parecer ser” é muito mais importante do que o “realmente ser”. Na história imaginada por Gillen e McKelvie, os deuses milenares voltam na figura de astros da música, ícones pop e figuras de grande destaque na sociedade. Lúcifer, por exemplo, é um misto de David Bowie com Pink. A deusa egípcia Sakhmet surge extremamente semelhante a Rihanna, enquanto Baal é uma clara referência a Kanye West e Odin surge paramentado como um integrante do Daft Punk. 

Riquíssima em referências culturais, a HQ proporciona uma leitura prazerosa não só por esse fator. Kieron Gillen cria um roteiro cativante e que vai se desdobrando em revelações e reviravoltas interessantíssimas. Explorando os medos, anseios e sonhos da juventude dos anos 2010, foca a narrativa na figura da jovem Laura Wilson, uma fã obcecada desses novos deuses e que sonha em também ser um deles. Cheia de traições e intrigas, The Wicked + The Divine é uma grande história de mistério que transmuta ícones de centenas de anos em figuras do imaginário pop, alcançando um resultado apaixonante.


Um ponto fundamental na HQ é a arte de Jamie McKelvie. Dono de um estilo limpo e que consegue unir o clássico e o contemporâneo, o ilustrador inglês cria painéis que bebem na iconografia para revelar universos particulares para cada um dos personagens. As cores exercem um papel fundamental, com tons brilhantes, vivos e ácidos que conseguem ir além do convencional, resultando em páginas que são pequenas obras de arte. Além disso, McKelvie experimenta bastante na narrativa gráfica, principalmente no segundo encadernado, inovações essas que não apenas casam com o clima da história como tornam a leitura ainda mais envolvente.

Ambos os encadernados lançados no Brasil pela Geektopia possuem capa dura, papel couché e acabamento de luxo, sendo que o primeiro vem com 160 páginas e o segundo com 192. Os dois são ótimos e apresentam uma história aclamada pelo público e pela crítica: a série venceu o British Comic Awards em 2014 e foi indicada a três prêmios Eisner, o Oscar dos quadrinhos.

Compre com desconto o volume 1 e o volume 2 de The Wicked + The Divine aqui.






Comentários