Quadrinhos: The Flintstones, de Mark Russell e Steve Pugh


Abrigadas ambas sob o guarda-chuva da Time Warner, a DC Comics e a Hanna-Barbera iniciaram uma colaboração em 2016. A iniciativa foi batizada como Hanna-Barbera Beyond e tem como objetivo dar interpretações mais atuais para os personagens clássicos do estúdio, bem como modernizar suas abordagens e designs. Estas HQs estão chegando agora ao Brasil através da Panini Comics, responsável por lançar os títulos da DC em nosso mercado.

Até agora, janeiro de 2018, a Panini colocou nas bancas brasileiras os dois volumes de Future Quest e o primeiro dos Flintstones. Future Quest reúne os personagens de ação da Hanna-Barbera em um mesmo título. Assim, temos ícones como Space Ghost, Johnny Quest, Os Herculóides, Os Impossíveis e Mightor, entre outros, lutando juntos contra uma ameaça comum. Uma HQ divertidíssima e que vale conferir, escrita de maneira inspirada por Jeff Parker


Mas a cereja do bolo até é a nova versão de The Flintstones (formato 17x26 cm, 168 páginas, capa cartão, papel couché), encadernado que reúne as seis primeiras edições da série em um único volume - o material original conta com doze edições e a Panini já anunciou que o volume 2 sairá ainda em 2018. Com roteiro de Mark Russell e arte de Steve Pugh, o título é uma das mais inteligentes e brilhantes críticas sociais que os quadrinhos já viram. Sim, isso mesmo que você leu: Russell e Pugh utilizam Fred, Vilma e companhia como cenário para a construção de um contundente discurso que faz o leitor pensar sobre a sua realidade e tudo o que o cerca.

Incluindo questionamentos sobre o consumismo sem sentido, religião, casamento, igualdade de gêneros e a própria natureza humana, The Flintstones traz um texto inteligente e muitas vezes carregado de ironia, que consegue colocar inúmeras pulgas atrás da orelha de uma maneira leve e divertida. Além disso, suas páginas estão repletas de referências ao mais variados assuntos, o que torna a leitura uma experiência surpreendente e repleta de gratificações.


Em um momento como esse, onde a busca por uma sociedade mais justa é vista por uma parcela crescente da população brasileira como uma iniciativa “esquerdista" e “comunista" (mesmo que esse povo não faça ideia do que está falando, vide aberrações como os famigerados “nazismo de esquerda” e “TV Globo comunista”), as perguntas trazidas nesta HQ mostram que há coisas muito mais importantes e profundas a serem discutidas do que o raso debate político transformado em “nós contra eles” que vemos todos os dias aqui neste cada vez mais estranho país tropical.

Leio quadrinhos há mais de trinta anos e os Flintstones de Mark Russell e Steve Pugh é uma das melhores HQs que já tive contato na vida, sem dúvida alguma.




Comentários