O Iron Maiden chegou a um acordo no processo contra a banda devido a um suposto plágio entre a clássica “Hallowed Be Thy Name” e a faixa “Life's Shadow”, do grupo inglês Beckett.
O processo foi movido pelo manager aposentado Barry McKay e acusou a semelhança entre “Life's Shadow” e um dos maiores hinos do Iron Maiden. A canção, presente no disco de estreia do Beckett, foi composta por Brian Quinn e Robert Barton. Ela está no primeiro e único LP do Beckett, lançado em 1974.
O fato curioso da história é que o Beckett era empresariado por Rod Smallwood, que alguns anos mais tarde assumiria a administração do Iron Maiden e foi um dos grandes responsáveis, ao lado de Steve Harris, por transformar o sexteto britânico em uma potência do rock. Harris também se pronunciou no processo, admitindo que conhecia o disco do Beckett e que o álbum era um dos seus favoritos na época em que foi lançado. Vale lembrar que “Hallowed Be Thy Name” foi lançada oito anos depois, em 1982, fechando o terceiro disco do Iron Maiden, o icônico The Number of the Beast.
A imprensa chegou a noticiar que o acordo entre ambas as partes obrigaria Steve Harris e Dave Murray a pagarem algo em torno de 1,25 milhão de dólares referentes aos danos e custos do processo, porém uma fonte próxima ao Maiden afirmou que o acordo saiu mais em conta, aproximadamente 765 mil dólares.
Todo esse processo fez com que o Iron Maiden retirasse “Hallowed Be Thy Name” do setlist de seus shows, deixando a música de fora de toda a turnê realizada durante 2017.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.