Quadrinhos: O Fio da Navalha, de Francesco Dimitri e Mario Alberti


O Fio da Navalha é um lançamento da Mythos Editora dentro de seu selo Gold Edition, destinado para títulos com acabamento gráfico de excelência e tamanho diferenciado. A HQ é realmente enorme, no formato 24 x 31 cm, vem com 212 páginas, capa dura e papel couchê de alta gramatura. Mas como o que importa é a história, vamos à ela.

Escrita por Francesco Dimitri e ilustrada por Mario Alberti, O Fio da Navalha saiu lá fora em quatro volumes, todos presentes nessa compilação publicada pela Mythos. A trama tem um certo tempero de Onze Homens e Um Segredo e conta a história de uma mega corporação multinacional que sai recrutando as pessoas mais inteligentes do planeta para participarem de um desafio inspirado nos doze trabalhos de Hércules. A gama de personagens, apesar de contar com alguns clichês - o mais notório deles sendo o oriental com uma inteligência muito acima da média -, é bem construída, com destaque para o trio formado por uma socialite tão bela quanto genial, um misterioso indivíduo que vai revelando as camadas de sua personalidade aos poucos e um psicólogo especializado em comportamento social.



O mistério e o roteiro bem escrito prendem o leitor de imediato, fato intensificado pela bela arte de Alberti (que já ilustrou o clássico Tex). O formato diferenciado faz com que tudo ganhe uma outra dimensão, e no caso de O Fio da Navalha o resultado é positivo, pois imprime um ar de grandiosidade à uma trama com ares épicos. Os diálogos são bem construídos por Dimitri, enquanto o traço artístico e cheio de personalidade de Alberti dá um aspecto único para a trama. O único problema é que a história vai conduzindo o leitor para um fechamento cheio de segredos e, quando eles são revelados, a solução apresentada pelos autores é meio que um banho de água fria e pode frustrar alguns leitores.

Apesar desse escorregão no final, O Fio da Navalha revela-se uma bela história em quadrinhos e é indicada para quem gosta de tramas repletas de ação e mistério.




Comentários