A história de “Mercedes Benz”, a música mais famosa de Janis Joplin


Terceira faixa do lado B de Pearl, segundo e último disco solo de Janis Joplin, “Mercedes Benz” é também, provavelmente, a canção mais conhecida da cantora norte-americana que faleceu prematuramente em 4 de outubro de 1970, com apenas 27 anos.

A música traz a cantora pedindo ao Senhor que prove seu amor por ela comprando-lhe uma Mercedes Benz, uma TV em cores e uma “noite na cidade”. A letra também traz uma referência ao programa Dialing for Dollars, atração da TV norte-americana onde as pessoas recebiam uma ligação e ganhavam prêmios enquanto assistiam. Apesar disso, a música é considerada como uma rejeição ao consumismo, postura comum aos rockstars da época em que foi gravada - Pearl chegou às lojas em 11 de janeiro de 1971, após a morte de Janis.

A letra foi escrita por Janis Joplin e pelos poetas Michael McClure e Bob Neuwirth no Vahsen’s, um bar nova-iorquino que o trio frequentava. A ideia surgiu durante uma jam improvisada de poesia entre Joplin e Neuwirth, e tem os primeiros versos inspirados em uma canção de McClure. Janis conheceu a música de Michael através de uma amiga, e quanto foi desafiada por Bob começou a cantar a frase inicial da letra de McClure - “Come on, God, and buy me a Mercedes Benz”. Durante a jam ela começou a cantar canção de Michael McClure e a improvisar novos versos, que foram eternizados por Bob Neuwirth em guardanapos que registraram a nova letra.


“Mercedes Benz” foi gravada em um único take no dia 1 de outubro 1970 e foi um dos últimos registros de Janis, que morreu três dias depois devido a uma overdose de heroína.

Considera a mais icônica canção de Janis Joplin, “Mercedes Benz” foi regravada por diversos artistas das mais variadas línguas ao longo dos anos. Por ser uma música à capella, ela também é uma faixa comumente utilizada por vocalistas para demostrarem seus dotes vocais, seja em discos, ao vivo ou em programas de auditório.

Abaixo está uma playlist com algumas versões de “Mercedes Benz” registradas ao longo dos anos, mostrando todo o poder e perenidade dessa canção imortal que surgiu de uma brincadeira entre amigos em um bar de Nova York. Enjoy!

Comentários