Discoteca Básica Bizz #094: Kiss - Destroyer (1976)


Você já imaginou como seria o mundo sem o Kiss? Reflita durante um momento. Pense nos dinossauros progressivos dos anos 1970, tipo Emerson, Lake & Palmer e Yes, querendo destruir o bom humor da raça humana. Pense em quantos caras compraram uma guitarra depois de ver e ouvir Ace Frehley. Pense em quantas festanças já não foram embaladas por "Rock and Roll All Nite". A conclusão não poderia ser outra: Ace, Gene Simmons, Paul Stanley e Peter Criss salvaram o rock and roll.

O quarteto botou demência onde só havia pretensão e virtuosismo assexuado, por isso lhe somos eternamente gratos. David Bowie, Marc Bolan e os New York Dolls já haviam jogado purpurina nos anos 1970, mas nenhum deles atingiu tanta gente quanto o Kiss. Mas até hoje este planeta ingrato despreza os quatro mascarados de Nova York. Você já viu Hotter Than Hell, Destroyer e Rock and Roll Over em alguma lista dos melhores álbuns da história?

As pessoas sérias não gostam do Kiss porque o grupo é uma mancha na imaculada história dos heróis do rock. Gene & companhia não estavam a fim de protestar contra nada, pouco ligavam para a guerra do Vietnã ou para a miséria do mundo. Só queriam mesmo se dar bem com as mulheres, encher o bolso de grana e se divertir com o rock. E conseguiram!

Muitos acusam o Kiss de ser palhaço demais para ser levado a sério, mas se esquecem de que Little Richard tocava fogo no piano nos anos 1950 e que James Brown tirava a camisa para mostrar os músculos para as fãs. Isso é rock and roll, uma palhaçada sem fim. O que o Kiss fez foi pegar esse lado clown e adicionar-lhe o toque épico que faltava. Gene, Paul, Ace e Peter sacaram que não era suficiente tocar rock: era necessário "encenar" rock. Para embalar esse teatro gigante, só mesmo um som de arena, básico ao extremo. Músicas que colassem na memória, refrãos fáceis.


E foi aí que Gene Simmons e Paul Stanley se revelaram verdadeiros gênios do pop. Disco após disco, a banda foi se aprimorando até chegar ao ápice: o monumental Destroyer. O começo do álbum é glorioso: "Detroit Rock City", "King of the Night Time World" e "God of Thunder", dez minutos de tirar o fôlego. O baladão "Beth" e "Do You Love Me" se destacam no meio de outras preciosidades. É um disco que se ouve da primeira à última faixa sem tirar o sorriso da boca. Nota dez!

A influência de Destroyer não pode ser medida. Todo ser humano que faz som pesado deve um pouco ao Kiss. Bandas tão diferentes quanto Anthrax, Venom e Nirvana são capazes de se ajoelhar à simples menção do nome de Gene Simmons. Até o Manowar chegou a copiar a capa de Destroyer no álbum Fighting the World.

O Kiss deixou uma lição: a de que é preciso levar a vida na brincadeira e que muita seriedade cansa a beleza. Felizmente, milhões aprenderam o dever de casa.

Quando você vir alguém na rua com uma camiseta da banda, pode cumprimentar que é gente fina.

Texto escrito por André Barcinski e publicado na Bizz #094, de maio de 1993

Comentários

  1. Caramba, que milagre o Barcinski gostar de uma banda que não toca no meio do deserto de mojave pra 20 pessoas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.