The Eagles ultrapassa Michael Jackson e agora tem o disco mais vendido de todos os tempos


Os mais recentes dados da RIAA - Recording Industry Association of America revelaram que Thriller, de Michael Jackson, não é mais o disco mais vendido de todos os tempos. O álbum foi ultrapassado por Their Greatest Hits 1971-1975, compilação lançada pelo The Eagles em 1976 e que há anos estava na segunda posição do ranking.

De acordo com a RIAA, o disco do Eagles alcançou a marca de 38 milhões de cópias comercializadas nos Estados Unidos. Thriller vem na sequência, com 33 milhões. Esses novos dados já seguem o padrão que a RIAA adotou a partir de 2016, onde foi estipulado que a quantia de 1 milhão refere-se a um Disco de Platina, que pode ser alcançado vendendo cópias físicas (um álbum vendido é igual a uma unidade), venda online de faixas separadas (a venda de dez faixas conta com a venda de um álbum) e streaming (cada 1.500 streamings equivalem a uma unidade vendida).

O interessante dessa história é que Their Greatest Hits foi lançado antes daquele que é considerado o maior clássico do Eagles, Hotel California, que chegou às lojas em 1976. Aliás, Hotel California vem logo na sequência, com 26 milhões de cópias vendidas, o que só comprova a imensa popularidade do Eagles nos Estados Unidos.


E antes que alguém diga “ah, mas esses são dados somente do mercado norte-americano”, a resposta é: sim, são dados somente do mercado norte-americano. Porém, a RIAA é praticamente a única fonte oficial de vendas de discos conhecida e computa o volume comercializado nos Estados Unidos, e seus dados são utilizados comumente como um parâmetro para o que acontece no mundo. Não fomos nós que inventamos esse costume, estamos apenas relatando como a indústria se guia. E é por essa razão que os dados publicados pela RIAA costumam ser considerados como a lista dos discos mais vendidos de todos os tempos, apesar de trazerem dados apenas do mercado norte-americano.

A lista completa dos álbuns mais vendidos de acordo com a RIAA pode ser consultada neste link.



Comentários