O legado da Motown, a maior fábrica de hits da música norte-americana


Fundada por Berry Gordy Jr. em 12 de janeiro de 1959 em Detroit, a Motown foi a maior e mais importante gravadora da música negra norte-americana, exercendo papel essencial na integração racial e na música popular dos Estados Unidos. O nome é a junção das palavras Motor e Town - motor e cidade, respectivamente -, em alusão ao apelido que Detroit possuía por ser o centro da indústria automobilística do país.

Durante a década de 1960, a Motown esculpiu, através de uma série de singles de sucesso, o que ficou conhecido como Motown Sound, que era um estilo de soul music com uma enorme pegada pop. As canções lançadas pelo selo, em sua maioria com 3 minutos de duração, eram compostas visando o sucesso junto ao público, porém sem abrir mão da qualidade e de experimentos sonoros. Para se ter ideia do impacto da Motown, entre 1960 e 1969 a gravadora colocou 79 músicas no top 100 da Billboard, um número sensacional para uma gravadora média e que concorria com gigantes da indústria fonográfica. Foram 57 singles em primeiro lugar na Billboard, em uma lista que começou em 1961 com “Please Mr. Postman”, das The Marvelettes, e foi até 1997, com “4 Seasons of Loneliness”, do Boyz II Men.



Por décadas, a Motown foi a empresa afro-americana mais bem sucedida dos Estados Unidos. Entre os nomes que fizeram parte do catálogo da gravadora estão ícones como Marvin Gaye, The Isley Brothers, Martha Reeves and The Vandellas, Smokey Robinson & The Miracles, The Supremes, Diana Ross, The Jackson 5, Stevie Wonder, The Commodores, Michael Jackson, Billy Preston, Rare Earth, Erykah Badu, Boyz II Men, Queen Latifah, Lionel Richie, Toni Braxton, entre outros.

Para quem quer conhecer mais sobre o selo, foram lançadas diversas compilações ao longo dos anos, com destaque para o box Hitsville USA: The Motown Singles Collection 1959-1971, com 103 faixas distribuídas em 4 CDs que repassam a história do período clássico da gravadora. Esta caixa saiu em 1992 mas ainda está em catálogo.


Celebrando o legado do selo, a Mojo publicou em sua edição 183, que chegou às bancas em fevereiro de 2009, uma lista chamada The 100 Greatest Motown Tracks, onde passou a limpo o catálogo da gravadora. Algumas curiosidades sobre essa lista: o artista com mais faixas presentes é o imortal Marvin Gaye, com 14 músicas incluídas. Na sequência temos Stevie Wonder (11), The Temptations (10), Smokey Robinson & The Miracles (8), Four Tops (5), The Supremes (5), Martha Reeves & The Vandellas (4), Diana Ross (3), The Jackson 5 (3), The Marvelettes (3), David Ruffin (2), Edwin Starr (2), Gladys Knight & The Pips (2), Jr. Walker & The All Stars (2), Tammi Terrell (2) e The Velvelettes (2). A música mais curta presente na lista é “Come to Me”, de Marv Johnson, com 2:20 de duração. Já a mais longa é “Keep on Truckin’”, de Eddie Kendricks.

Pra você conhecer mais sobre o trabalho e os artistas incríveis da Motown, a lista da Mojo está reunida em uma playlist especial em ordem decrescente. Ela inicia com a música número 100 - “Somebody's Watching Me”, de Rockwell - e chega até à primeira colocada - Martha Reeves & The Vandellas com a clássica “Dancing in the Street”.

Divirta-se, dance e emocione-se dando play abaixo:

Comentários