Os Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos: 1986


Quando o assunto é música, alguns anos tornaram-se emblemáticos devido à grande quantidade de discos clássicos lançados naquele período. É o caso de 1967 (Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles, Disraeli Gears do Cream e as estreias de Jimi Hendrix, The Doors, Pink Floyd e Velvet Underdround), 1971 (Sticky Fingers dos Rolling Stones, Led Zeppelin IV, Who’s Next do The Who e Aqualung do Jethro Tull), 1972 (Exile on Main Street dos Stones, Ziggy Stardust de David Bowie, Machine Head do Deep Purple e Harvest de Neil Young) e 1991 (Nevermind do Nirvana, Achtung Baby do U2, o Black Album do Metallica, Ten do Pearl Jam e os dois volumes de Use Your Illusion do Guns N’ Roses).

Em relação aos quadrinhos, um ano também se destaca dos demais: 1986. Na metade da década de 1980, diversos títulos chegaram às bancas e mudaram a forma de fazer e ler quadrinhos. E é justamente este ano que escolhemos para começar uma nova série de posts aqui no site. Seguindo o que fizemos na série Os Melhores Discos de Todos os Tempos - clique aqui para ler -, estamos iniciando uma nova pesquisa chamada Os Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos, onde a ideia é apresentar um panorama do cenário de quadrinhos da época, acompanhado de uma lista com os melhores títulos lançados durante o ano. Um trabalho que tem um único objetivo: despertar a curiosidade de novos leitores para que mais e mais pessoas adentrem esse universo tão apaixonante.


Então, vamos começar com os fatos mais marcantes que aconteceram em 1986 no contexto das histórias em quadrinhos:

- a mega saga Crise nas Infinitas Terras, publicada entre abril de 1985 e março de 1986, fez uma revolução no universo DC, dando fim às diversas realidades paralelas que confundiam os leitores e diminuindo consideravelmente o portfolio de personagens da editora. Considerada uma das mais importantes sagas da história dos quadrinhos, Crise nas Infinitas Terras teve como consequência prática o cancelamento de diversos títulos, que foram relançados com uma nova abordagem. Foi daí que saíram clássicos como o Superman de John Byrne, a Mulher-Maravilha de George Pérez e Batman: Ano Um, de Frank Miller (que chegaria às lojas somente no início de 1987).

- diversas novas editoras independentes surgiram no mercado norte-americano, incluindo nomes como Dark Horse e Malibu Comics (que seria comprada pela Marvel em novembro de 1994).

- após 34 edições, a Marvel cancelou a revista Epic Illustrasted. A publicação era voltada para o público adulto e foi uma iniciativa da editora para ir além do segmento de super-heróis, trazendo histórias autorais de escritores e artistas. Algo na linha do que a DC faria alguns anos mais tarde com o selo Vertigo. Nas páginas da Epic foram publicados títulos como Marada - A Mulher Lobo e Metamorphosis Odyssey, onde o roteirista Jim Starlin apresentou o personagem Dreadstar.

- a Marvel implementou uma ideia de seu editor-chefe, Jim Shooter, e lançou o Novo Universo Marvel. A iniciativa era focada em novos personagens e apresentou revistas como Justice, Psi-Force, Nightmask e Star Brand, entre outras. Infelizmente, a ideia não teve o sucesso esperado e a linha foi cancelada em 1989.

- a primeira edição de Lendas, lançada em novembro pela DC, apresentou a personagem Amanda Waller, que com o passar dos anos ganharia um grande destaque na editora como o cérebro por trás do Esquadrão Suicida. Ela é uma criação do trio John Ostrander, Len Wein e John Byrne.

- Kilowog, um dos membros mais carismáticos da Tropa dos Lanternas Verdes, fez a sua primeira aparição na edição 201 da revista Green Lantern Corps, que saiu em junho. O personagem foi criado por Steve Eaglehart e Joe Staton.

- Apocalypse, um dos maiores vilões dos X-Men, foi apresentado ao mundo em X-Factor número 5, que chegou às bancas norte-americanas em junho. Criado pela dupla Louise Simonson e Jackson Guice, En Sabah Nur se transformou em um personagem fundamental na cronologia dos mutantes, impactando de maneira profunda o universo dos X-Men.

- em setembro, a Marvel apresentou ao mundo o personagem Eddie Brock. Criado por David Michelinie e Todd McFarlane, Brock estreou em Web of Spider Man 18 e foi o principal hospedeiro do simbionte Venom, surgido durante a saga Guerras Secretas, publicada entre maio de 1984 e abril de 1985 nos Estados Unidos.


Abaixo, você confere os vencedores das principais categorias das duas premiações destinadas aos quadrinhos existentes na época. O Eisner Awards, considerado o Oscar dos quadrinhos, teve a sua primeira edição apenas em 1988:

Eagle Awards

Favourite Comic: Monstro do Pântano, de Alan Moore (DC Comics)
Favourite New Title: Watchmen, de Alan Moore (DC Comics)
Favourite Finite Series: Crise nas Infinitas Terras, de Marv Wolfman e George Pérez (DC Comics)
Favourite Graphic Novel: Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller (DC Comics)
Favourite Single or Continued Story: Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller (DC Comics)
Favourite Comic Cover: Batman - O Cavaleiro das Trevas #1, de Frank Miller e Lynn Varley (DC Comics)
Favourite Group or Team: X-Men
Favourite Character: Batman
Favourite Supporting Character: John Constantine, de Monstro do Pântano (DC Comics)
Favourite Villain: Coringa
Favourite Writer: Alan Moore
Favourite Artist: Frank Miller
Favourite Inker: Terry Austin


Kirby Awards

Best Single Issue: Apocalipse, Demolidor #227, de Frank Miller e David Mazzucchelli (Marvel Comics)
Best Continuing Series: Monstro do Pântano, de Alan Moore, Steve Bissette e John Totleben (DC Comics)
Best Black & White Series: Love and Rockets, de Gilbert Hernandez eJaime Hernandez (Fantagraphics)
Best Finite Series: Crise nas Infinitas Terras, de Marv Wolfman e George Pérez (DC Comics)
Best New Series: Miracleman, de Alan Moore (Eclipse Comics)
Best Graphic Album: The Rocketeer, de Dave Stevens (Eclipse)
Best Artist: Steve Rude, por Nexus (First Comics)
Best Writer: Alan Moore, por Monstro do Pântano (DC Comics)
Best Writer/Artist: Frank Miller e David Mazzucchelli, for Demolidor (Marvel)
Best Art Team: George Pérez e Jerry Ordway, por Crise nas Infinitas Terras (DC Comics)


Abaixo estão os principais quadrinhos publicados durante 1986. Eles estão listados conforme a ordem de preferência deste que vos escreve, levando em conta impacto, influência e presença em levantamentos similares feitos por outros veículos. Vai faltar essa ou aquela HQ? Sim, vai, afinal estamos longe de sermos especialistas sobre o tema. Somos leitores apaixonados por HQs, então pedimos que, se você sentir falta de algum título, indique pra gente nos comentários. O objetivo não é criar uma lista definitiva, longe disso. O que buscamos com esse trabalho é despertar a curiosidade de novos leitores, para que mais e mais pessoas descubram e se apaixonem pelo maravilhoso mundo das histórias em quadrinhos.

Na nossa opinião, estes são os melhores quadrinhos publicados em 1986:

18 O Conflito do Vietnã, de Doug Murray (Marvel Comics)
17 Metalzoic, de Pat Mills e Kevin O’Neill (DC Comics)
16 The Rocketeer, de Dave Stevens (Eclipse)
15 Concrete, de Paul Chadwick (Dark Horse Comics)
14 Slaine: O Deus Guerreiro, de Pat Mills e Simon Bisley (2000 AD)
13 Lendas, de John Ostrander, Len Wein e John Byrne (DC Comics)
12 Elektra Assassina, de Frank Miller e Bill Sienkiewicz (Marvel Comics)
11 O Que Aconteceu ao Homem de Aço?, de Alan Moore e Curt Swan (DC Comics)
10 Massacre de Mutantes, de Chris Claremont, Louise Simonson e Water Simonson (Marvel Comics)
9 Superman: O Homem de Aço, de John Byrne (DC Comics)
8 Demolidor: Amor e Guerra, de Frank Miller e Bill Sienkiewicz (Marvel Comics)
7 Mulher-Maravilha, de George Pérez (DC Comics)
6 A Queda de Murdock, de Frank Miller e David Mazzucchelli (Marvel Comics)
5 Monstro do Pântano, de Alan Moore (DC Comics)
4 Crise nas Infinitas Terras, de Marv Wolfman e George Pérez (DC Comics)
3 Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller (DC Comics)
2 Maus: A História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman (Phanteon Books)
1 Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons (DC Comics)



Comentários