Quadrinhos: Lazarus Vol. 1 e Vol. 2, de Greg Rucka e Michael Lark


A parceria entre o roteirista Greg Rucka e o ilustrador Michael Lark rendeu uma das melhores séries publicadas pela DC Comics nos anos 2000. Contando também com a participação de Ed Brubaker, que intercalava os roteiros com Rucka, Gotham D.P.G.C. mostrava o cotidiano dos policiais de Gotham City, que precisavam enfrentar uma cidade super violenta e não contavam (e também não faziam questão de contar) com a ajuda do Batman, geralmente envolvido em casos com super-vilões e sem tempo para os criminosos comuns. Com roteiros incríveis e arte igualmente excelente, Gotham D.P.G.C. foi republicada recentemente pela Panini em quatro volumes de capa dura e que são, sem exagero, obrigatórios em qualquer coleção de quadrinhos.

Pois bem. Rucka e Lark repetem a parceria em Lazarus, série da Image que está sendo publicada no Brasil pela editora Devir. Só que agora, ao invés de uma aventura policial, temos um mundo distópico onde poucas famílias detêm a riqueza do mundo e, devido ao seu imenso poderia econômico, controlam grandes áreas ao redor do planeta, áreas essas onde são servidas por servos (as pessoas que trabalham para as famílias e tem contato com os membros dessa espécie de “realeza econômica”) e praticamente ignoram, ao mesmo tempo em que exploram, o restante da população (os chamados “refugos”). 

Cada um desses clãs econômicos possui um integrante geneticamente modificado, o qual é chamado de Lazarus. O Lazarus da Família Carlyle, que é a mais poderosa do planeta, é uma garota chamada Forever. Como o nome diz, ela é praticamente imortal, uma espécie de Wolverine sem garras, capaz de se regenerar de qualquer coisa. E, claro, é uma lutadora, uma soldado, sem igual. Forever é a personagem principal de Lazarus, em torno do qual toda a história se desenvolve.



Essas grandes famílias são rivais, e o roteiro possui um clima de tensão onipresente. Há sempre uma sensação de ameaça no ar, uma incerteza no que está por vir. A Devir já publicou dois encadernados da série, compilando as dez primeiras edições. No primeiro (compre com desconto aqui), acompanhamos Forever investigando uma possível traição dentro de sua família, e somos apresentados a personagens complexos que formam um clã, no mínimo, problemático. É ação e massaveísmo do início ao fim, com momentos que se alternam entre a disputa territorial digna de grandes filmes sobre a máfia e outros onde a pancadaria não faria feio em Kick-Ass, por exemplo.

Já no segundo volume (compre com desconto aqui), a história se aprofunda e revela bem mais sobre Forever. Somos levados ao passado, onde conhecemos a garota ainda criança e sendo treinada para se tornar literalmente uma guerreira sem igual. A relação de Forever com o pai, que é o chefão da Família Carlyle, é um dos pontos altos da trama. Ao mesmo tempo, Rucka coloca os dois pés para fora dos domínios do clã e apresenta outra família, só que formada por refugos que perderam tudo e buscam uma vida melhor. Os pais e seus três filhos saem em uma jornada repleta de perigos, e vão na direção de um evento onde os cidadãos comuns passam por uma seleção para terem a honra de prestar serviços para as grandes famílias. Nesse processo, somos apresentados a uma dupla de jovens que assume o comando da história e tem tudo para ganhar ainda mais destaque nos próximos volumes.



O texto de Greg Rucka é conciso como sempre, certeiro, na veia, e funciona quase como se estivéssemos assistindo a um filme. A arte de Michael Lark é ainda mais forte do que a apresentada em Gotham, com o ilustrador demonstrando um controle absoluto sobre a narrativa visual, característica que acentua ainda mais o caráter cinematográfico da obra. E as cores de Santi Arcas completam a experiência com o uso de paletas que beiram o monocromático, utilizando uma variação de tons bastante focada e que deixa tudo ainda mais forte.

A edição da Devir vem no formato 17x26 e foi disponibilizada em versões de capa cartão e capa dura para os dois volumes, que contam com impressão em papel couchê de excelente qualidade. Lá fora, Lazarus já está no quinto encadernado, e a boa notícia é que a Devir já confirmou o lançamento dos dois próximos encadernados para 2019. 

Completando, a série foi comprada pela Amazon Prime, que tem planos de desenvolver uma adaptação para a TV. Dará muito certo, tenho certeza.

Se você está atrás de uma ótima leitura e que foge da avalanche de quadrinhos sobre super-heróis, Lazarus é uma dica certeira. Experimente!


Comentários