Review: Frank Jorge - Histórias Excêntricas ou Algum Tipo de Urgência (2018)


Entre as referências do rock gaúcho, Frank Jorge é uma das maiores. Com passagens marcantes por duas das mais lendárias bandas do Rio Grande do Sul - Os Cascavelletes e Graforréia Xilarmônica -, desde a década de 2000 o vocalista, multi-instrumentista e compositor embalou uma carreira solo que chegou ao quinto disco em 2018.

Histórias Excêntricas ou Algum Tipo de Urgência foi gravado entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018 no Estúdio Dreher, em Porto Alegre, e tem a produção assinada por Thomas Dreher. Lançado em um lindo CD digipak pelo 180 Selo Fonográfico, o álbum vem com onze músicas, todas compostas por Frank. O cara também toca praticamente todos os instrumentos, tendo a ajuda do parceiro de Graforréia Alexandre Birck em sete faixas.

Musicalmente, o que ouvimos no CD é o rock característico de Frank Jorge, que traz muitas influências de ícones como Beatles, Stones e Jovem Guarda, além de letras muito bem escritas e melodias sempre grudentas. Esses ingredientes fazem com que o resultado seja uma audição super agradável e divertida.

Uma curiosidade: o álbum é o sucessor de Escorrega Mil Vai Três Sobre Sete (2016) e teve o seu processo de composição iniciado uma semana após Frank abrir o show de Paul McCartney em Porto Alegre, em 2017. A experiência com o Beatle fez muito bem ao músico, que mostra grande inspiração em músicas muito bem resolvidas e com o típico tempero dos anos 1960.

Se você procura um álbum de rock honesto e despretensioso, bem gravado e com excelentes músicas, está aqui uma ótimo exemplo.

Comentários